Rio Grande do Sul

Direitos Humanos

Roda de conversa sobre ações afirmativas na educação resgata o legado de Luiza Bairros

Atividade gratuita acontece nesta sexta-feira (8), a partir das 15h, na Faculdade de Educação da UFRGS, em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Luiza Helena de Bairros: militante do Movimento Negro e da luta das Mulheres Negras, um dos grandes nomes do Brasil na luta contra o racismo e o sexismo - Reprodução: Biblioteca Virtual Consuelo Pondé

Uma roda de conversa com o tema "Luiza Bairros e os Programas de Ações Afirmativas nas Instituições Federais de Ensino" será realizada nesta sexta-feira (8), às 15h, na Faculdade de Educação da UFRGS, em Porto Alegre. A palestrante será a professora Dra. Ceres Mariza Santos (UNEB), tendo como mediadora a Dra. Maria Conceição Lopes Fontoura (Técnico Administrativo em Educação da UFRGS).

O atividade é uma promoção do Sindicato dos Técnico-administrativos da UFRGS (Assufrgs) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFRGS (Neabi/UFRGS). O debate vai destacar a luta de Luiza Helena de Bairros e a relevância da conquista de políticas públicas que atuam para reverter as desigualdades raciais historicamente instituídas na educação superior brasileira.


Roda de Conversa: Luiza Bairros e os Programas de Ações Afirmativas nas IFEs / Reprodução

Sobre Luiza Bairros

Luiza Helena de Bairros foi militante do Movimento Negro e da luta das Mulheres Negras, um dos grandes nomes do Brasil na luta contra o racismo e o sexismo. Formada em Administração Pública de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1975, iniciou sua militância política no movimento estudantil em plena ditadura militar no Brasil. Integrou o Diretório Acadêmico da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS participando das ações que na época buscavam rearticular a União Nacional dos Estudantes (UNE).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira