Distrito Federal

Esporte Olímpico

Dia do Skate é comemorado na Capital

Apesar de estar fora do eixo Rio-SP, Distrito Federal é considerado celeiro de skatistas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Evento acontece neste sábado, 25, às 14 horas, na Praça do Povo, no Setor Comercial Sul - Foto: Bené França

Nessa semana, mais precisamente no dia 21 de junho, foi comemorado o Dia do Skate. A data é uma iniciativa da International Association of Skateboards Companies – IASC (“Associação Internacional de Companhias de Skate”, em português), uma associação sem fins lucrativos com o objetivo de homenagear os praticantes de skatismo.

Na Capital, a homenagem será comemorada neste sábado, 25, a partir das 14 horas, na Praça do Povo, no Setor Comercial Sul. O evento é realizado pela Federação de Skate da cidade e reunirá competições de best trick, rodas de conversa, brincadeiras, sorteios de brindes e música.

"Apesar de estar fora do eixo Rio-SP, temos destaques nacionais como Lerry Leite, atleta profissional que está entre os 20 melhores do Brasil, Felipe Gustavo (Bochecha) que alcançou nível internacional e atualmente mora no EUA, e também a Kemilly que está no time olímpico brasileiro", destaca Francisco Pessanha, presidente da Associação de Skate da Capital (ASC), instituição representativa que surgiu com o objetivo de articular junto ao governo políticas públicas para a prática do esporte.

Para Francisco o futuro do skate no Brasil é cada vez promissor. "O Brasil sempre foi um dos primeiros em produção de mercadorias e tem empresas líderes no mercado de peças de skate. Sempre tivemos skatistas medalhistas e  bem colocados no ranking mundial. Só começaram a enxergar a potência do Brasil com as olimpíadas. Antes dos jogos olímpicos, o principal campeonato era o X-games. O Brasil sempre trouxe troféus e medalhas. O futuro é que vamos ter mais skatistas como Rayssa Leal e o Kevin", conclui.

Niemeyer e o skate

Por conta da arquitetura de Brasília, entre as seis principais modalidades do skate (Street, Longboard, Cruiser, Down Hill, Longboard Down Hill e Half-Pipe) a que mais tem adeptos é o street, que também é a modalidade mais tradicional do esporte, ou, a que geralmente promove a iniciação de meninos e meninas na prática com  manobras em corrimões, rampas, degraus, muretas, guias de calçadas, dentre outros obstáculos que apareçam na arquitetura urbana.

Os formatos das edificações da capital do Brasil e demais obras de Niemeyer despertam curiosidade nos praticantes do desporto, o que levou ao minidocumentário especial “Sonhos Concretos: O Skate Encontra Niemeyer” (15min) de direção de Hugo Haddad e produção de Victoria Mazzia que também são skatistas.

O projeto nasceu do sonho de Pedro Barros e Murilo Peres de "dropar" as linhas e curvas únicas das obras de Oscar Niemeyer. Gravado entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020, o documentário passa pelas principais obras do arquiteto no Rio de Janeiro (RJ), em Niterói (RJ), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). O documentário está disponível gratuitamente pela internet.

Olimpíadas 

O Comitê Olímpico Internacional (COI) tem buscado inserir novidades no calendário do evento. Para executar esse planejamento e somar juventude ao mundo olímpico, nas olimpíadas de Tóquio, o COI reconheceu o skate como uma modalidade olímpica, o que causou espanto pois a prática sempre foi considerada contracultural. Por este motivo, a comunidade do skate dividiu opiniões à esta incorporação. 

Francisco Pessanha, presidente da ASK, reconhece que no Distrito Federal, após a entrada do esporte nos jogos, o skate aumentou significativamente o número de adeptos,  tanto praticantes quanto colaboradores. 

"O aumento da procura para a prática do esporte teve maior aumento entre mulheres e crianças. Outro ponto positivo foi que as lojas de artigos para skate tiveram crescimento nas vendas. Tivemos também mais apoio governamental. Porém, as peças mediante ao cenário desfavorável economicamente que vivemos teve aumento, o que dificulta o acesso para os atletas periféricos", pontua. 

Praça do Povo

Localizada na região central de Brasília bem próximo ao tradicional Setor Bancário, a Praça do Povo é o mais novo point de skate da capital federal, pois oferece aspecto visual  e obstáculos totalmente manobráveis.

A arquitetura da Praça foi realizada pelo arquiteto, artista visual, DJ e também skatista, Marcio Comas. Como obstáculos para a prática do esporte, o local possui caixotes espalhados por todo lugar com cantoneiras de ferro, rampas, corrimões e iluminação adequada.

Skate park pelo DF

O skate é considerado um esporte periférico segundo Francisco Pessanha, presidente da Associação de Skatistas da Capital.

"A maioria dos skatistas do DF moram nas periferias. Na Ceilândia devem ter cerca de 1000 skatistas, por exemplo. Porém, a maioria das pistas que foram construídas nas regiões administrativas há um bom tempo atrás já estão deterioradas, porque não há manutenção o que impossibilita a prática. É preciso dizer que também foram montadas com um material de baixa qualidade, por este motivo, a vida útil também não é longa. Estamos apresentando projetos de fomento ao esporte que acolham estes jovens periféricos no que tange a oficinas e até doação de insumos para a prática. É uma parcela grande de jovens que se interessam pelo skate", diz.

Circuito

Nos meses de agosto a outubro acontece o Circuito Candango de Skate promovido pela Associação de Skate da Capital. As etapas serão realizadas em Planaltina, Varjão e Plano Piloto. O campeonato será composto por cinco categorias: feminino, master, mirim, iniciante e amador. A programação do evento também conta com ciclo de oficinas para iniciantes no esporte.

Etapas

20 e 21 de agosto: Complexo Cultural de Planaltina

03 e 04 de setembro: Ponto de Cultura Palco (Varjão)

15 e 16 de outubro: Torre de TV (Plano Piloto)

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino