Distrito Federal

Trabalho de base

Comitês populares são impulsionados no DF

A expectativa é que sejam construídos comitês em várias regiões

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Meta do PT é constituir cerca de 5 mil comitês populares em todo o país nos próximos meses - Agência PT

O Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal (PT-DF) vai realizar uma série de atividades neste fim de semana para promover a atuação dos comitês populares de luta, uma iniciativa para aproximar seus militantes e apoiadores das bases sociais, estreitando o diálogo e ajudando também a impulsionar a candidatura de Lula à Presidência da República. 

O mutirão "Vamos Todos Juntos pelo Brasil", que também ocorrerá em outros estados, inclui ações de panfletagem em frente às feiras, pequenos mercados, quitandas, padarias, "locais onde as pessoas mais sentem o aumento do custo de vida", até mesmo visitas de porta em porta, festas juninas comunitárias e ações nas redes sociais. A meta da legenda é constituir cerca de 5 mil comitês populares de luta em todo o país nos próximos meses.

:: Os comitês populares e a importância do trabalho de base ::

No DF, o PT programou o primeiro Encontro de Mobilização e Organização dos Comitês Populares, que acontece neste sábado (25), a partir das 14h30, na Casa de Retiros Assunção (611 norte). O objetivo da atividade, segundo o partido, é reunir coordenadores dos comitês já cadastrados e dos setoriais temáticos, presidentes e presidentas de zonais, além de secretários do partido para unificar ações e expandir a criação de novos comitês.

Também no sábado, já estão confirmadas outras atividades, como uma ação do Comitê Popular de Lutas Coletive Chão Feira Central de Ceilândia, às 9h,  reunião do Comitê Popular do Núcleo Bandeirante (Rua 12, casa 6 – Metropolitana), às 18h.

No campo, está previsto o lançamento dos comitês populares da reforma agrária popular no DF e Entorno, atividade esta que ocorrerá no Acampamento 8 de Março, em Planaltina, às 14h.

No domingo (26), estão previstas atividades no Eixo Norte (216 Norte – 9h), Feira Permanente Do Cruzeiro (Cruzeiro Novo Qd 811 – 9h), Homenagem a Dom Phillips e Bruno Pereira (208 Norte – das 9h às 13h), Pedalada pela Democracia (saída da 216 norte até a 208 norte – Eixão – 9h30). 

A legenda criou um site para orientar as pessoas interessadas a criarem novos comitês populares, além de dicas sobre atividades e ações.

Comitês Populares

Os comitês populares são uma iniciativa encabeçada por movimentos que compõem a Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), mas também por partidos políticos como o PT, o PCdoB e o PSOL.

Convocada ainda em fevereiro, os comitês são espaços de diálogo direto com o povo, com objetivo de organizar e formar politicamente a população do bairro, do local de trabalho ou estudo. A ideia é unir diferentes forças sociais para pensar, debater e encontrar caminhos para resolver problemas locais, mas também os problemas enfrentados por todo o povo brasileiro.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino