Rio Grande do Sul

Eleições 2022

Manifesto pede união de partidos do campo democrático e popular no Rio Grande do Sul

Documento afirma que “o bom senso manda aprender com os erros” e pede unidade para derrotar o bolsonarismo no estado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Edegar Pretto (PT) e Pedro Ruas (PSOL) caminharam de mãos dadas em evento com Lula, mas são alguns dos nomes do campo com pré-candidatura própria - Foto: Marcelo Ferreira

Um manifesto que pede a união dos partidos gaúchos do chamado campo democrático e popular para garantir a presença no segundo turno das eleições ao executivo gaúcho de alguém que defenda a democracia, a ciência, a cultura, a educação e a diversidade, e já conta com mais de 350 assinaturas, foi lançado nesta terça-feira (14), de forma virtual. A live, veiculada nos canais Rede Estação Democracia e parceiros, às 15h desta terça-feira (14), apresentou o manifesto e contou com a participação de alguns signatários, que argumentaram sobre a necessidade da unidade.

O documento foi elaborado por um grupo de acadêmicos e intelectuais, entre professores, ex-reitores, escritores, jornalistas, músicos, artistas, etc. O manifesto afirma que “o bom senso manda aprender com os erros”, em referência às últimas eleições estaduais e na Capital. A avaliação recorda que os partidos do campo democrático e popular se apresentaram divididos no primeiro turno, sem condições de eleger seus candidatos.

"Tudo indica que isto pode se repetir. A extrema-direita fundamentalista, adversária da ciência, da educação, da cultura e da diversidade, tem candidatos que podem chegar ao segundo turno. Corremos o sério risco de um segundo turno, mais uma vez, sem nenhum candidato do campo democrático e popular", diz trecho do documento.

Participaram da live os indivíduos que começaram a construção do manifesto: o cineasta Jorge Furtado, a cientista Márcia Barbosa, o ex-reitor da UFRGS Rui Oppermann, o professor e escritor Luís Augusto Fischer, a artista plástica Zorávia Bettiol e o cientista político Benedito Tadeu César.

Benedito, que integra o Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito, contou que a ideia inicial era reunir algumas pessoas do campo acadêmico, mas "o manifesto ganhou maiores proporções a partir de um movimento espontâneo e as 30 pessoas iniciais se transformaram em 386 assinaturas".

Jorge Furtado defendeu que é preciso superar pequenas divergências para se unir "em torno do que é essencial, que é a defesa da democracia, da ciência, da cultura, da educação e da diversidade". Ele pediu que os partidos do campo democrático e popular "se unam e pensem mais no bem comum de todos nós do que nos seus planos de poder, que são passageiros".

O professor Rui Oppermann lembrou que não é suficiente derrotar o Bolsonaro elegendo Lula presidente. "É preciso derrotar também o bolsonarismo, e este não se encontra apenas no Palácio do Planalto, está espalhado em todo o Brasil e aqui no RS não é diferente. Vivemos isso nos últimos quatro anos e agora o bolsonarismo se lança em velhas e novas candidaturas", disse.

Além dos signatários que participaram da live, entre os que já assinaram o manifesto estão o músico Nei Lisboa, o cineasta Otto Guerra, os escritores José Falero e Jeferson Tenório, a atriz Déborah Finochiaro, o agrônomo e professor Darci Campani, a educadora Esther Grossi, o ambientalista Franciso Milanez, o professor Giba Assis Brasil , o ex-reitor da Ufrgs Hélgio Trindade, a escritora e ex-vice-reitora da UFRGS Jane Tutikian, o vice-presidente Sul da Fenaj José Nunes, a ex-presidente do CPERS Maria Augusta Feldman e o presidente do Sindicato dos Economistas do Rio Grande do Sul, Mark Kuschik.

Manifesto pela união dos partidos do campo democrático popular no RS

Democracia, Ciência, Cultura, Educação e Diversidade

“Loucura é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”
(autor desconhecido)

Nas últimas eleições, no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre, os partidos do campo democrático e popular – PT, PCdoB, PSB, PDT, PSOL, PV, PCB – foram divididos para o primeiro turno. Com exceção de Porto Alegre, em 2020, não chegaram no segundo turno. Tudo indica que isto pode se repetir. A extrema-direita fundamentalista, adversária da ciência, da educação, da cultura e da diversidade, tem candidatos que podem chegar ao segundo turno. Corremos o sério risco de um segundo turno, mais uma vez, sem nenhum candidato do campo democrático e popular. O bom senso manda aprender com os erros.O presidente da República promete não cumprir decisões do STF e ameaça não reconhecer os resultados das eleições. O que mais é necessário para que todos entendam que a situação política é muito grave? É preciso se unir, superar divergências e colocar os interesses coletivos acima dos interesses pessoais e de cada partido em particular. Nós, gaúchos e gaúchas, que defendemos a democracia, queremos levar ao segundo turno um candidato ou uma candidata progressista, que evite que o estado seja governado por negacionistas, e que não seja cúmplice, por afinidade verdadeira ou simples omissão, do desastroso e desumano governo da extrema-direita no país.  Que todos os partidos do campo democrático e popular se unam e garantam a presença, no segundo turno, de alguém que defenda a democracia, a ciência, a cultura, a educação e a diversidade.

Clique aqui para assinar o manifesto.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira