Distrito Federal

Cultura Popular

Martinha do Coco comemora 61 anos em Mostra Cultural

Evento gratuito acontece nos dias 11 e 12 de junho e celebra diversidade cultural da região

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Show de Martinha acontece neste sábado, 11, às 22 horas - Foto: Davi Mello

Nos dias 11 e 12 de junho, a Mestra Martinha do Coco comemora seu aniversário de 61 anos na praça da quadra 28 do Paranoá, região administrativa do Distrito Federal. O espaço será palco da nona edição da tradicional Mostra de Diversidade e Cultura Popular do Paranoá

Idealizado por Dona Zefa, a mãe de Martinha, a festa popular reunirá apresentações de artistas locais, feiras de artesanato e de troca, teatro e a exibição de uma websérie de audiovisual que traz a cada episódio, grupos ou pessoas representativas da amplitude criativa do Distrito Federal. 

A Mostra inicia no sábado, 11, a partir das 17 horas. Serão oito apresentações, entre estas a grande atração da noite o show de Martinha do Coco e Banda, que acontece às 22 horas.

Martinha do Coco celebra o sexagésimo primeiro aniversário no dia 11 de junho. Considerada pela população brasiliense como personalidade elementar para a composição da cena sociocultural, foi homenageada pela Câmara Legislativa do DF, em 2019. Recebeu, ainda, a Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro em 2022 na reabertura do Museu do Catetinho.

"Festejar mais um ano junto à comunidade é uma homenagem muito linda. Juntamos essa comemoração com a atividade da mostra porque daí vem pessoas para o aniversário da Martinha e também para apreciar essa diversidade cultural. Fico muito honrada em dividir esse dia tão feliz com toda a comunidade", diz a mestra Martinha do Coco.

No domingo, 12, serão seis apresentações a partir das 16 horas. Às 11 horas acontece um oficina de toque de Pife com o Mestre Zé do Pife. Na programação acontece ainda uma feira de trocas.

O evento

A ideia da mostra surgiu da saudade de uma das netas de Dona Zefa, mãe de Martinha do Coco, das festividades de São João de Olinda (PE).

"Minha sobrinha tinha 10 anos. Chegou em Brasília em junho e falava para a minha mãe, Dona Zefa, que sentia falta das comidas juninas e dos festejos de Olinda. Ao ouvir isso, mamãe teve a ideia de mostrar que esse resgate cultural pode ser feito em todos os lugares. Então foi ao mercado para comprar canjica, milho, cachorro quente e outras comidas e fez a mesa farta para a neta e família. No outro ano fez de novo e minha sobrinha convidou os amigos. No ano seguinte vieram os amigos e os pais dos amigos. Até o momento que vimos que tinha crescido tanto que ocupamos a praça. Quando fomos para a rua buscamos realizar a quadrilha e convidar bandas para tocar. Lembro que na época tocava muita lambada e forró. Nos anos seguintes veio o cordel. E daí fomos encontrando na comunidade pessoas que queriam mostrar o que sabiam fazer na festa. Daí enxergamos a diversidade daquela comemoração. Quando minha mãe fez a passagem entregou todo esse festejo a família. Eu continuei", relembra Martinha. 

A partir da primeira edição realizada na praça, o festejo buscou oferecer visibilidade a artistas locais emergentes, gerar cultura e lazer para a comunidade e dialogar socialmente sobre temas como a herança afro-brasileira, o meio ambiente e a equidade de gênero.

Potência cultural

Em sua 9ª edição, esta é a primeira vez que a Mostra de Diversidade e Cultura Popular será realizada com fomento público, por meio do edital de apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal.


Orquestra Percussiva do Itapoã Batukenjé é uma das atrações da festa / Foto: Divulgação

Em sua maior parte, a programação é composta por artistas do Paranoá e Itapoã, mas artistas de outras regiões do Distrito Federal também farão parte da Mostra. "Teremos atrações da Ceilândia, que são os grupos Batida do Contorno, Caleba Brasil e Déborah Paiva. Do Itapoã tem a Orquestra Percussiva do Itapoã - Batukenjé. De Taguatinga e Guará, virá o Coco dos Encantados. E tem também um grupo de músicos de várias cidades do DF, a Roda de Batuqueires", diz o produtor de audiovisual da Mostra, Isaac Nunes.

Oportunidades

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em liberdade assistida ou prestação de serviços a comunidade também participarão do evento como expositores. Segundo a Gerência de Atendimento em Meio Aberto Paranoá e Itapoã, que irá acompanhá-los no evento, esta é uma oportunidade para que a juventude fortaleça vínculos com o território e se insira de forma saudável e propositiva na vida social comunitária.

Confira a programação

11 de junho - sábado

17h - Tropa da Jornada

18h - A Roda

19h - Batida do Contorno

20h - Wild Unlimited Crew20h - Zapatta PRN

21h - Orquestra Percussiva do Itapuã Batukenjé

21h40 - Caleba Brasil

22h - Martinha do Coco e banda + convidada JuJu Erê

12 de junho - domingo

16h - Déborah Paiva

17h - Teatro Além do Mar

18h - Duo Elení Fagundes & Chico Nogueira

19h - Duo Tifi

20h - Coco dos Encantados

21h - Jambu Trio

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino