Distrito Federal

Pandemia

DF: transmissão da covid-19 dispara e semana registra 22,6 mil infecções

Saiba quais são as opções de testagem disponíveis na capital

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
No DF, há pontos de testagem gratuita para a covid-19 mantidos pela Secretaria de Saúde - Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Com taxa de transmissão (Rt) de 1,80 registrada nesta sexta-feira (10), o Distrito Federal viu disparar o número de infecções pela covid-19. São mais de 22,6 mil novos casos registrados só essa semana, segundo os boletins epidemiológicos diários emitidos pela Secretaria de Saúde.

Pela metodologia da Organização Mundial da Saúde (OMS), taxa de transmissão acima de 1 significa que a pandemia está em expansão. Na capital do país, a taxa indica que cada grupo de 100 pessoas transmite para outras 180. Na última segunda-feira (6), a taxa de transmissão estava em 1,47 e veio crescendo dia após dia até esta sexta.

:: Em meio a surto de covid-19, Ibaneis troca comando da Secretaria de Saúde do DF ::

Apesar disso, o número de óbitos em decorrência da covid-19 segue num patamar baixo. Foram cinco mortes notificadas nos últimos dias. A média móvel de óbitos está em 0,3 no DF. No auge da segunda onda da pandemia, em 2021, a média móvel de óbitos ultrapassou os 70 casos diários, chegado a quase 90 mortes em um único dia.

Já a média móvel de infecções está em cerca de 2.167 mil por dia. Desde o início da pandemia, um total 740.912 pessoas tiveram diagnóstico positivo para a covid-19. Desse contingente, 11.699 vieram a óbito.

:: Governo do DF é cobrado após alta nos casos de covid-19 ::

Testagem

Mesmo sem uma ampla política de testagem no DF, a população tem algumas opções para fazer o diagnóstico. Existem testes disponíveis em Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pela capital, que atendem na área de abrangência do paciente interessado.

Já os pontos de testagem da população em geral estão sendo mantidos na UBS 1 da Asa Sul (612 Sul) e na Rodoviária do Plano Piloto. A Secretaria de Saúde informa que há mais de 500 mil testes disponíveis no estoque da pasta.

Outra opção é auto-teste, que pode ser comprado em farmácias. O custo varia entre 50 e 80 reais. Além desses, há testes que podem ser feitos em laboratórios particulares da cidade mediante pagamento direto ou convênio médico.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino