Distrito Federal

Eleições 2022

PT confirma apoio a Leandro Grass (PV) para o governo do DF

Partido também definiu nomes de pré-candidaturas a deputados federais, distritais e ao Senado; veja quem são

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
O deputado distrital Leandro Grass (PV) concorrerá ao Palácio do Buriti com apoio do PT - Junior Rosa

O Partido dos Trabalhadores (PT) no Distrito Federal definiu os nomes das candidaturas da legenda nas eleições de outubro, em encontro regional realizado no último fim de semana, em Brasília.

Para o governo do DF, o partido confirmou apoio ao deputado distrital Leandro Grass (PV). O nome do parlamentar era o único pleito de seu partido, o PV, entre as indicações para chapas majoritárias de todo o país e, por isso, contou com apoio direto do ex-presidente Lula. PT, PV e PCdoB formaram uma federação partidária e vão concorrer juntos nas eleições em todas as unidades da federação.

:: PT, PV e PCdoB avançam para formar federação partidária; PSB fica fora ::

"Somente juntos conseguiremos estabelecer um projeto progressista, justo e humano para o povo da nossa capital e do nosso país, com a pré-candidatura do presidente Lula. Seguimos ampliando essa frente, buscando o apoio e a união de todos que querem um DF e um Brasil melhores, deixando para trás todo atraso que se instalou nos governos nesses últimos anos", afirmou Leandro Grass em uma publicação nas redes sociais após o anúncio do PT.

Até o momento, pelo menos seis pré-candidatos ao Palácio do Buriti foram confirmados para as eleições desse ano, além do governador, Ibaneis Rocha (MDB), que deve concorrer à reeleição. São eles: Keka Bagno (PSOL), Rafael Parente (PSB), Leandro Grass (PV), Professor Lucas Salles (DC), Izalci Lucas (PSDB) e Leila Barros (PDT). O senador Reguffe (União Brasil) também é cotado como possível candidato, embora ainda não tenha decidido se disputará o governo ou se tentará a reeleição ao Senado.

:: Oposições tentam afunilar candidaturas ao governo do Distrito Federal ::

Candidaturas

O encontro regional de táticas e estratégias eleitorais do PT no DF também escolheu a vice-presidente da sigla, Rosilene Corrêa, para concorrer ao Senado. A vaga também estava sendo disputada pelo ex-deputado federal Geraldo Magela, que renunciou à candidatura para integrar a coordenação da campanha de Lula no DF.


Ex-diretora do Sindicato dos Professores do DF, Rosilene Corrêa será candidata ao Senado pelo PT / Vitor Zaupa

Para disputar a Câmara dos Deputados, foram definidos os nomes da deputada Érika Kokay, que tentará mais um mandato, do ex-governador do DF, Agnelo Queiroz, do ex-deputado federal Roberto Policarpo, da coordenadora nacional do Setorial de Direitos dos Animais, Vanessa É o Bicho, e da drag queen e ativista Ruth Venceremos. Os suplentes são América Bonfim e Joaquim Rodrigues.

Já para a Câmara Legislativa do DF (CLDF), os nomes aprovados foram: Chico Vigilante, Ricardo Vale, Gabriel Magno, Cabo Patrício, Garibel, João Dão, Fabiano Trompetista, Cláudio Bessa e Edmilson Rodriues Lima. Os suplentes serão Laureano e Camapum.

Nas vagas de mulheres à CLDF, foram escolhidas três candidaturas coletivas: Coletiva SOMOS, com a ativista social Hellen Frida na cabeça de chapa; Coletive Chão, com a atual secretária de Formação do PT-DF, Leda Gonçalves, à frente; e o ColetivAção, representado pela ex-secretária de Movimentos Populares, Cristiane Santos.

Além dos coletivos, foram aprovados os nomes das pré-candidatas Thelma Melo, Mariana Rosa, Meg Guimarães e Fátima Rola. A suplência ficou com a Professora Flávia.

Em julho, com a realização das convenções partidárias, esses nomes serão confirmados. As eleições ocorrem no dia 2 de outubro (1º turno). 

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino