Distrito Federal

Multicultural

Festival reúne música, debates e formação profissional

Mistura Geral tem acesso gratuito e acontece a partir de 10 de junho

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
RAPadura Xique-Chico é uma das atrações do festival e sobe ao palco no dia 26 de junho - Foto: Pareia Comunicação e Cutura/Divulgação

A capital do país receberá gratuitamente a partir de 10 de junho o Festival Mistura Geral que oferecerá ao público shows, formações virtuais sobre as profissões culturais e  conversas presenciais com os artistas que compõem a programação.

O evento acontece na Feira No Setor, conectada à Estação de metrô Galeria dos Estados, no Setor Comercial Sul, Plano Piloto, entre os dias 10 a 24 de junho.

“O festival Mistura Geral busca oferecer uma experiência de qualidade em três semanas, misturando a cena musical do Distrito Federal com artistas de outros estados, unido a formação profissional e diálogos",  diz Miguel Ribeiro, assessor de comunicação do Festival.

As rodas de conversa acontecem a partir das 11 horas, antes dos shows, e tratam dos seguintes temas: Diversidade de Gênero no Contexto da Produção Cultural; A Cultura Popular na Contemporaneidade; e Periferia - Diálogos, Arte e Resistência. Os espaços serão mediados pelo produtor cultural, radialista, ator e diretor teatral André Amahro.

As lives ocorrem virtualmente nas noites das sextas-feiras, 10, 17 e 24 de junho, a partir das 19 horas, com transmissão pelo canal do projeto.  

"As lives do projeto vem de encontro com três temas muito em voga nos últimos tempos, principalmente por conta da pandemia. Os meios de se relacionar mudaram, por isso a comunicação digital é extremamente importante. Os profissionais da área técnica do segmento estão passando pelo pior momento profissional por toda essa questão política de desmonte cultural brasileiro", pontua Jenny Choe, produtora cultural e mediadora de uma das lives formativas.

Entre os participantes, Moara, Déborah Minardi, Maria Paula de Andrade, com mediação de Jenny Choe; Alê Capone, Renato Ravengar, com mediação de Miguel Ribeiro; e Marília Abreu, Leonardo Hernandes, com mediação de Claudinei Pirelli, respectivamente.

Shows

Segundo Miguel Ribeiro, a cultura popular nordestina tem raízes no Distrito Federal e cria um novo repertório a partir de misturas. Ele cita que na periferia, por exemplo, o hip hop se mistura ao repente ao som de Rapadura, rapper nascido no Ceará, porém morador de Ceilândia, DF. Em outro ambiente, o maracatu do Seu Estrelo inventa uma mitologia do cerrado. 

"Pensamos em uma programação que oferece fusões resultantes da Cultura Popular no contexto da Cultura Urbana. O antigo, o novo renovado, o contemporâneo tradicional, Brasília, Ceilândia, Fortaleza e São Luís: a Mistura Geral", explica.

Martinha do Coco promete que o show que fará no evento será com muita energia. "É muita gratidão de estarmos conectados nessa mistura geral. Essa mistura, é o que esperamos desses tempos. Será um festival de muito respeito às diversas linguagens culturais", diz.


Martinha do Coco se apresenta no Festival no dia 19 de junho / Foto: Bento Viana

Além de oferecer cultura diversificada, o festival pretende valorizar o profissional da área. Miguel Ribeiro, assessor de comunicação do projeto, pontua que a Lei Orgânica da Cultura é uma base importante, porém se faz necessário a ampla regulamentação para que a cadeia produtiva usufrua efetivamente dos avanços.

"Há muito a conquistar quanto à formalização, sobretudo dos profissionais da técnica, ainda invisibilizados pela informalidade, precarização, e quanto ao atendimento equânime das demandas culturais dos diferentes territórios do DF", relata.

Miguel expõe ainda que há descontinuidade e interrupções nas atividades culturais. "Um importante dado da realidade é a criminalização de entes, agentes e atividades culturais. Agentes públicos promovem a descontinuidade e interrupção de programas, projetos e ações estruturantes para as políticas públicas de Cultura", conclui.

Confira a programação

Shows, aos domingos a partir das 15 horas:

Dia 12/06: O PlantaE, Seu Estrelo e o Fuá de Terreiro e Flaira Ferro

Dia 19/06: Martinha do Coco, Muntchako e Tião Carvalho

Dia 26/06: Ska Niemeyer, Lirys Catharina e RAPadura Xique-Chico

Local: Feira No Setor, SBS – Galeria dos Estados

Entrada franca e indicado para maiores de 14 anos

Rodas de Conversa com mediação de André Amahro, aos domingos a partir das 11 horas:

Dia 12/06: Cabelo, Tico Magalhães e Flaira Ferro

Dia 19/06: Martinha do Coco, Macaxeira Acioli e Tião Carvalho

Dia 26/06: Lirys Catharina, Vinícius Corbucci e RAPadura Xique-Chico

Local: Feira No Setor, SBS – Galeria dos Estados

Entrada franca e livre para todos os públicos

Lives Formativas, às sextas-feiras a partir das 19h

Dia 10/06 – Tema Comunicação Digital para Cultura

Com Moara, Déborah Minardi e Maria Paula de Andrade, e mediação de Jenny Choe

Dia 17/06 – Tema Afirmação dos Profissionais da Ténica

Com Alê Capone e Renato Ravengar, e mediação de Miguel Ribeiro

Dia 24/06 – Tema Gestão de Espaços Culturais

Com Marília Abreu e Leonardo Hernandes, e mediação de Claudinei Pirelli

Transmissão pelo canal do projeto

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino