Paraná

Agenda Cultural

Exposição fotográfica mostra observação da Floresta das Araucárias de Bocaiúva do Sul (PR)

"Mata", de Felipe Prando, está em exposição na galeria Ponto de Fuga, em Curitiba

Curitiba (PR) |
Exposição está aberta à visitação de segunda à sábado, das 18h às 22h - Foto: Felipe Prando

Até o dia 30 de junho, está em exibição na Galeria Ponto de Fuga, em Curitiba, a exposição "Mata", do fotógrafo, artista visual, pesquisador e educador Felipe Prando.

O ensaio fotográfico foi realizado nos dois anos de isolamento em função da pandemia da covid-19, na região de Bocaíuva do Sul, região metropolitana de Curitiba. Ali, encontra-se um tipo de floresta que caracteriza o meio ambiente do Sul do Brasil, denominada Floresta Ombrófila Mista ou Floresta das Araucárias.

O trabalho do fotógrafo foi pôr-se a ver os diferentes desenhos dessa mata, que se transformava a cada dia. Nas imagens resultantes há uma estética minimalista e os muitos tons de cinza vão revelando outras camadas e profundidades do que pode ser visto num ambiente natural. 

A exposição é composta por 16 imagens em preto e branco, que variam em diferentes tamanhos e são impressas em papel fine-print com padrão museológico de conservação.

Felipe Prando é doutor em artes visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e professor adjunto do Departamento de Artes de Universidade Federal do Paraná (DeArtes-UFPR).

A exposição está aberta à visitação de segunda à sábado, das 18h às 22h. A Galeria Ponto de Fuga fica na Rua Saldanha Marinho, 1220, Centro de Curitiba.

Edição: Lia Bianchini