Distrito Federal

Educação

Trabalhadores rurais se reúnem em Brasília para formação em educação popular

Com o lema “Liberdade para Lutar. Educação para Transformar”, atividade vai até a próxima sexta (27)

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Na programação está previsto o lançamento do 4º Festival Nacional da Juventude Rural e da Marcha das Margaridas 2023. - Foto: LR Fernandes

Cerca de mil pessoas de todos os estados brasileiros estão reunidos no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB) para participarem da sexta edição do Encontro Nacional de Formação (6º Enafor), promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

A atividade, que tem como lema “Liberdade para Lutar. Educação para Transformar”, começou na segunda-feira (23) e vai até a próxima sexta (27). De acordo com a Confederação, o encontro marca a retomada das ações da entidade em formato presencial e reafirma a importância do trabalho de base e dos processos de formação política para o movimento sindical.

Durante o evento, os participantes vão debater o contexto político conjuntural do país, com foco nos ataques à democracia, as eleições, violência estrutural educação popular, feminismos, novas masculinidades. Além disso, vão discutir temas como sustentabilidade política e organização de base, agricultura familiar, reforma agrária e agroecologia, com o objetivo de construir estratégias de resistências às investidas ultraconservadoras e de fortalecer as lutas dos sujeitos do campo, da floresta e das águas, articuladas há um projeto popular de sociedade.

Para o secretário de Formação e Organização Sindical da Contag, Carlos Augusto, o Encontro Nacional acontece em um contexto marcado pelo avanço do conservadorismo, pelo desmonte de direitos, pelo aumento da fome e de todas as formas de violências e pelo aumento da criminalização dos movimentos sociais, sindicais e populares.

“Contexto esse que se tornou ainda mais tenebroso com o tratamento dado à crise sanitária da Covid-19, pelos golpistas de plantão que ocupam atualmente o Palácio do Planalto e as casas legislativas do Congresso Nacional”, destaca.

A Contag ressalta que o Enafor acontece a cada três anos e se consolida como efetivo espaço de debates sobre formação política, “na perspectiva da educação popular emancipadora, comprometida com os interesses da classe trabalhadora engajada nas lutas pela construção de uma sociedade soberana e inclusiva”.

Na programação está previsto o lançamento do 4º Festival Nacional da Juventude Rural e da Marcha das Margaridas 2023.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino