Rio Grande do Sul

Educação

Escola Estadual da Lomba do Pinheiro reinvindica implantação do ensino médio

Audiência pública na Assembleia gaúcha ouviu a comunidade da Escola Maria Cristina Chiká, da periferia de Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Parlamentares presentes afirmam que região da Lomba do Pinheiro tem dez escolas de ensino fundamental e só uma de ensino médio - Foto: Celso Bender (ALRS)

Uma audiência pública debateu a reivindicação da implantação do ensino médio na Escola Estadual Maria Cristina Chiká, localizada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. A atividade aconteceu nesta segunda-feira (23), no âmbito da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Durante a audiência, o representante da Comissão de Educação do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, Acir Paloschi, afirmou que a reivindicação é importante para a comunidade escolar. Segundo ele, com algumas adaptações, a escola tem condições de receber o ensino médio. Além disso, relatou que existem dez escolas de ensino fundamental próximas Maria Chiká, que formam, em média, cerca de 4 mil alunos por ano.

"Ou seja, para onde nossos adolescentes vão? Eles precisam sair do bairro para estudar, geralmente no centro da cidade, com passagem cara, condições financeiras difíceis, sendo que a escola está localizada no meio da Lomba do Pinheiro", afirmou Acir, ressaltando ainda que um dos efeitos desse deslocamento é a evasão escolar.

Outro pronunciamento a favor da implantação do ensino médio foi a do vice-diretor da escola, Joacir Lui. Ele afirmou que, em reunião recente da direção do Chiká com os professores e diretores de turno, houve manifestação unânime dos presentes pela implantação do ensino médio na escola.

Também se manifestaram em apoio à implantação do ensino médio na escola a professora Tavana Santos; a vice-presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Simone Romanenko; Cléo Goulart, do curso pré-universitário Kilomba; o conselheiro Tutelar Francisco de Souza; a representante de pais da escola Margarita da Lomba; o assistente social Luciano Pimental; e o integrante do Conselho Estadual de Educação Antônio Saldanha.

Também presente na audiência, o vereador da capital gaúcha Aldacir Oliboni (PT) contextualizou que existe uma demanda histórica por mais uma escola com ensino médio na região. Ele recordou que residem na Lomba do Pinheiro cerca de 100 mil pessoas, que são atendidas por 10 escolas de ensino fundamental e apenas uma de ensino médio.

Além disso, o vereador leu o parecer favorável do Conselho Escolar da Maria Cristina Chiká, que em seu conteúdo apresenta um estudo de viabilidade para implantação.

Nesse sentido, a diretora de planejamento da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Salete Albuquerque, sugeriu uma nova reunião para ajustar ações e dar início a implementação do ensino médio na escola Maria Cristina Chiká. Ela convidou para estarem presentes representantes da comunidade, dos estudantes, das Comissões de Educação da Câmara e da Assembleia, da 1ª Coordenadoria de Educação (CRE), da equipe diretiva da Escola e dos Recursos Humanos da Seduc, para iniciar o processo.

Também esteve presente na reunião a deputada estadual Sofia Cavedon (PT), proponente da audiência, que conduziu o debate. Participou remotamente a deputada federal Maria do Rosário (PT), além do vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereador Jonas Reis (PT).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira