Distrito Federal

Juventude Negra

Entidades promovem seminário sobre saúde mental e enfrentamento à violência racial no DF

Evento acontece na segunda-feira (16) com transmissão por meio dos canais da Fiocruz Brasília e da ANPSINEP

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Os participantes vão tratar de temas como “as faces da violência racial contra jovens negros no Sistema Socioeducativo”. - Foto: Ascom/Sejus-DF

"Como estão os jovens negros em conflito com a lei?", para debater o questionamento a Articulação Nacional de Psicólogos Negros e Pesquisadores (ANPSINEP) promove, em parceria com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Fiocruz Brasília, com a Secretaria de Justiça do DF e com a Iniciativa Negra por uma nova Política de Drogas, o Seminário sobre Saúde Mental e Enfrentamento à Violência Racial no Sistema Socioeducativo no Distrito Federal.

A atividade acontece nesta segunda-feira, 16, nas modalidades presencial e virtual, no Auditório da Fiocruz, em Brasília, e por meio dos canais da Fiocruz Brasília e da ANPSINEP. Não é necessário realizar inscrição prévia para assistir os painéis pelas redes sociais. Para participar presencialmente em Brasília, será necessário apresentar o comprovante das vacinas da Covid-19 e utilizar máscaras no espaço interno do auditório.

De acordo com a ANPSINEP, a ação é uma continuidade dos diálogos realizados ao longo de 2021 em defesa da vida e dos sonhos de jovens negros e negras, “em especial nesse ano em que o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) completa 10 anos. Assistimos alguns avanços nesse período, porém ainda há inúmeros desafios para superar os problemas enfrentados por jovens negros e pobres e trabalhadores do Sistema”.

O seminário inaugura o Projeto "Fortalecimento da rede de proteção e cuidado a jovens negros em conflito com a lei" apoiado pela Fundação Tide Setubal. O projeto contará com um ciclo de formações políticas destinada a servidores que atuam na execução das medidas socioeducativas em meio aberto em Ceilância e Samambaia, regiões administrativas do Distrito Federal e Olinda e Jaboatão em Pernambuco.

Entre os assuntos que serão debatidos, os participantes vão tratar de temas como “as faces da violência racial contra jovens negros no Sistema Socioeducativo” e “as redes protetivas e de cuidado em saúde mental de jovens negros em conflito com a lei no Distrito Federal”.

Para a Articulação, esse tema está em estreita sintonia com a realidade social do Brasil, considerando que jovens negros formam maioria no sistema socioeducativo e são os principais alvos da violência policial, física e simbólica, resultado dos estigmas produzidos sobre o corpo negro.

“É fundamental que as reflexões sobre Saúde Mental no Sistema Socioeducativo sejam realizadas de maneira séria e de acordo com a realidade do país, e isso envolve falar sobre as faces diversas da violência racial”, destaca.

Confira a programação:

Seminário temático “Saúde mental e enfrentamento à violência racial no Sistema Socioeducativo no DF”

10h | Painel 1: 10 anos do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) - desafios para a responsabilização protetiva e o enfrentamento ao racismo estrutural no sistema de justiça juvenil

14h | Painel 2: Faces da violência racial contra jovens negros no Sistema Socioeducativo

16h | Painel 3: Redes protetivas e de cuidado em saúde mental de jovens negros em conflito com a lei no Distrito Federal

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino