Rio Grande do Sul

Audiovisual

Filme "Berimbauzeiro" é selecionado para o Festival Internacional do Documentário Musical

Curta-metragem destaca o mestre de capoeira e grande referência gaúcha na produção de berimbaus, Mestre Churrasco

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O curta-metragem apresenta a originalidade da relação de Mestre Churrasco com o berimbau - Foto: Luis Ferreirah

O documentário “Berimbauzeiro” foi selecionado para participar do Festival Internacional do Documentário Musical, o In-Edit Brasil. O curta-metragem apresenta a originalidade da relação de Mestre Churrasco com o berimbau; suas criações poéticas com o instrumento extrapolam o universo da capoeira e evidenciam o poder de criação deste mestre no Rio Grande do Sul. O filme foi idealizado e dirigido por Magnólia Dobrovolski, Marco Poglia e Mário Eugênio Saretta.

Redes Sociais do projeto Berimbauzeiro: Instagram / Facebook.

O In-Edit Brasil é um evento cinematográfico que tem como objetivo fomentar a produção e a difusão de filmes documentários que tenham a música como elemento integrador. O Festival nasceu em Barcelona em 2003 e hoje é realizado em diversos países como Espanha, Chile, Grécia e Holanda.

No Brasil, o IN-EDIT ocorre desde 2009. Em 2022, a 14ª edição será realizada de forma híbrida, com sessões presenciais em São Paulo e online para todo o Brasil, entre os dias 15 e 26 de junho.

“Berimbauzeiro” retrata a arte de Mestre Churrasco, o mais antigo mestre em atividade na capoeira angola do Rio Grande do Sul, líder e fundador da Associação de Capoeira Angola Zumbi do Palmares (ACAZUP) e grande referência no sul do Brasil, Mestre Churrasco.  

O filme tem foco na criatividade e originalidade de Mestre Churrasco, que associa saberes tradicionais, ecologia e arte na elaboração de berimbaus singulares e na prática da capoeira como filosofia de vida.

“Berimbauzeiro” também foi selecionado para concorrer ao Prêmio Pierre Verger, da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Deve ser exibido durante a realização da 33ª Reunião Brasileira de Antropologia, que ocorre de 28 de agosto e 03 de setembro próximo. O Prêmio Pierre Verger (PPV) é conferido pela ABA e tem como objetivo primário premiar filmes, ensaios fotográficos e desenhos que realizem diálogos/experimentações com linguagens visuais e sonoras como parte de processos e/ou resultados de pesquisa antropológica.

O projeto foi viabilizado por meio do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em Parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc.

Sobre Mestre Churrasco

Mestre Churrasco (Jean Batista Cleber Teixeira dos Santos) é de família descendente da antiga Colônia Africana de Porto Alegre (hoje bairro Mont’Serrat) e, desde criança, tem contato com expressões culturais de matriz africana. Conheceu a capoeira angola no início dos anos 70, ainda na adolescência, em Porto Alegre, e hoje é um dos mais antigos representantes desta arte em atividade no estado, sendo grande referência para a capoeira gaúcha de forma geral.

É líder e fundador da Associação de Capoeira Angola Zumbi do Palmares (ACAZUP) e, atualmente, mora na cidade de Caxias do Sul-RS. Já residiu em Salvador e no Rio de Janeiro em busca de pesquisar e conhecer com profundidade os fundamentos da capoeira. 

Mestre Churrasco é, também, um grande artífice de instrumentos musicais artesanais, especialmente o berimbau, sendo um profundo conhecedor de madeiras e plantas nativas do estado do RS utilizadas para a fabricação dos seus instrumentos, além de um exímio tocador de berimbau. Por meio da capoeira, foi um dos primeiros a desenvolver trabalho com crianças em situação vulnerabilidade social em Porto Alegre, ainda nos anos 1980.

Já foi agraciado com diversas homenagens e distinções honoríficas, como Amigo de Porto Alegre (recebido do prefeito Tarso Genro, em 1996); Honra ao Mérito (recebido do Deputado Raul Carrion, em 2005 e 2009) e Mestre da Cultura Popular Caxiense (2010), dentre outros.

Mestre Churrasco também atua realizando oficinas e palestras sobre capoeira e culturas de matriz africana. Em 2018, participou como mestre convidado da disciplina Encontro de Saberes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira