Distrito Federal

Trabalho

Parlamentares cobram solução para reintegração de servidores da CEB

Projeto de lei do executivo pode assegurar aproveitamento dos profissionais em órgãos do GDF

Brasil de Fato l Brasília (DF) |
Trabalhadores da CEB promovem ato em frente à CLDF. - Foto: Arquivo STIU-DF

Em sessão da Câmara Legislativa realizada na terça-feira (3), deputados distritais cobraram do Governo do Distrito Federal o envio de um projeto de lei que viabilize a reintegração dos servidores públicos da extinta CEB Distribuição em outros órgãos do GDF, uma forma de assegurar o emprego dos trabalhadores que ingressaram naquela empresa por concurso público.

A situação atinge cerca de 570 trabalhadores transferidos para a Neoenergia Brasília devido a privatização da concessionária de energia, em dezembro de 2020.

Para a deputada Arlete Sampaio (PT) esse tipo de aproveitamento é possível de acontecer uma vez que já praticado em gestão anterior. “Há vários casos precedentes de aproveitamento de servidores de órgãos que foram extintos. Não há nenhum motivo para o governador não enviar o projeto para esta Casa, a não ser a sua falta de interesse”, disse.

De acordo o deputado Fábio Félix (PSOL) o governador precisa “assumir a sua responsabilidade. A gente poderia parar e não votar mais nada até que esse PL seja enviado. Estamos falando de vidas, não dá para banalizar a dignidade das pessoas no meio dessa crise que estamos vivendo”, destacou.

No início de março, a Neoenergia Brasília demitiu 45 trabalhadores da empresa. Desde o ocorrido, os profissionais oriundos da CEB têm realizado uma série de manifestações para pressionar o GDF para acelerar o envio do projeto de lei.

O Sindicato dos Urbanitários no DF (STIU-DF), entidade que representa os trabalhadores, informou que tem se reunido com parlamentares para “buscar uma saída à reintegração dos mais de 550 trabalhadores ao serviço público”.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino