Rio Grande do Sul

Teatro

Débora Rodrigues protagoniza Bichológico, espetáculo infantil que estreia neste sábado (30)

Baseada na obra da escritora gaúcha Paula Taitelbaum, peça entra em cartaz na capital gaúcha, no Teatro Renascença

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Dirigida por Dilmar Messias, Bichológico foi viabilizado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc - Foto: Cláudio Benevenga

Bichológico é um espetáculo de teatro para crianças, a partir do livro homônimo da escritora gaúcha Paula Taitelbaum. É um divertido jogo com formas geométricas coloridas (círculos, quadrados, retângulos e triângulos) distribuídas pelo espaço cênico, que compõem a cenografia do espetáculo, criada por Diego Steffani. O jogo de brincadeira, invenção e criatividade consiste em transformar estas figuras em engraçados animais, como o Gato Chinês, o Macaco Português, o Elefante Holandês, o Coelho Escocês e o Cão Polonês, que são os personagens de várias pequenas histórias.

A direção é de Dilmar Messias, que este ano comemora 50 anos de atividade artística. As histórias são encenadas pela atriz e artista circense Débora Rodrigues, coordenadora e integrante do Circo Teatro Girassol, tendo participado das encenações e criações de mais de 15 espetáculos do grupo. Débora Rodrigues também é criadora e coordenadora do Núcleo de Aéreos, grupo de pesquisa e encenações nos equipamentos circenses aéreos. 

A música incidental é composta por Cláudio Levitan e arranjada por Kiti Santos. "A trilha da peça é ingênua, alegre e pontua o espetáculo do início ao fim de forma minimalista, apostando no tema e na familiaridade da repetição", comenta Débora Rodrigues. Este contraste entre o lógico e o intuitivo, entre a ciência e a palhaçaria concedem uma dinâmica peculiar ao jogo, ressalta. 

A montagem tem 30 minutos e terá apresentações neste sábado (30) e domingo (1º), às 16h, e segue em cartaz nos dias 7 e 8 de maio. Os ingressos são vendidos no local e custam R$ 40,00 com descontos de 50% para estudantes, PCDs e sênior (mediante apresentação de documento comprobatório).

Arte sustentável

Partindo das ilustrações do livro de Paula Tailtelbaum, o diretor de arte, Diego Steffani, desenvolveu o conceito que orientou a criação da identidade visual da peça Bichológico. "Iniciamos com figuras geométricas que são amplamente utilizadas na educação infantil para trabalhar noções espaciais e percepções como coordenação visual-motora, a discriminação visual e a memória visual", explica Steffani.

Segundo o artista, os objetos geométricos coloridos agregados entre si na montagem dos bichos constroem novas formas; esses objetos destacam-se em um espaço branco evidenciado pela pintura do cenário criando uma ideia de página em branco gigante onde novas possibilidades podem ser desenhadas.

"Os materiais e recursos utilizados para construção de cenário, adereços, bonecos e figurino foram cuidadosamente escolhidos, praticamente todos os elementos visuais da peça foram confeccionados com papel de embalagens e caixas de papelão, elementos que antes eram considerados resíduos e seriam destinados ao descarte viraram arte sustentável”, detalha o diretor de arte. 

Bichológico foi viabilizado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 1407/20.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira