Distrito Federal

Comemoração

1° de maio: entidades promovem ato político e cultural

Shows de Carlinhos Brown, grupo Maskavo e da artista Ale Terribili marcam as comemorações

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Entidades sindicais promovem a partir desta sexta-feira (29) uma série de atividades e shows gratuitos para os brasilienses. - Arquivo CUT DF

Para celebrar o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, o movimento sindical vai promover a partir desta sexta-feira (29) uma série de atividades e shows gratuitos para os brasilienses.

Nesta sexta, 29, o Sindicato dos Bancários de Brasília comemora a data com dois shows, a partir das 20 horas, no Setor Bancário Sul, próximo ao Edifício Seguradora. A festividade, é também parte da comemoração dos 60 anos da entidade sindical.

A primeira apresentação fica por conta do baiano Carlinhos Brown, que desembarca na capital federal com o show SIM.ZÁS, que reverencia os grandes clássicos do carnaval. Outro convidado para a festa é o grupo brasiliense de reggae Maskavo, que apresentará sucessos, como “Um Anjo do Céu”, “Folhas Secas” e “Asas”.

Além dos shows principais, haverá apresentação do DJ RickSan e a abertura do evento fica por conta da Orquestra Marafreboi.

:: Carlinhos Brown faz show em Brasília nesta sexta-feira (29), entrada gratuita ::

No sábado (30) será realizada a VII Corrida do Sindicato dos Professores no DF (Sinpro-DF) na Praça do Buriti, a partir das 18h. A atividade havia sido suspensa por conta da pandemia da Covid-19, e ficou dois anos sem acontecer. Para o sindicato, a maratona deste ano deve reunir milhares de docentes.

Ato Político e Cultural

Para marcar a data, no domingo, 1º de maio, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) vai realizar em Brasília um grande ato político-cultural no estacionamento do Eixo Cultural Ibero-Americano, antigo Complexo Cultural da Funarte.

Marcado para começar às 16 horas, o ato vai contar com a apresentação da artista Ale Terribili, que fará uma homenagem ao cantor Gonzaguinha. Na programação, também está a pré-estreia do documentário “O povo pode?”, do cineasta Max Alvim.

O filme, que traz a perspectiva do povo, aborda as mudanças que o país enfrentou nos últimos anos. As imagens foram captadas durante a caravana do ex-presidente Lula, que percorreu 56 cidades do nordeste brasileiro.

Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Distrito Federal, Rodrigo Rodrigues, o 1º de maio é uma data marcante para a classe trabalhadora.

“É, historicamente, um dia de luta, mobilização e unidade. Nesse sentido, é muito importante que as entidades sindicais, que são o instrumento de luta dos trabalhadores, realizem atividades para se aproximarem das suas bases", ressalta.

A data “demarca a história da construção de conquistas e avanços para os trabalhadores desde o processo da revolução industrial. Celebrar a data é lembrar de todas as lutas que tivemos e dos mártires da classe trabalhadora”, diz o presidente da Central.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino