Distrito Federal

Diversidade

Coletivo de Drag Queens inaugura espaço no centro de Brasília

Sede do Distrito Drag vai oferecer cursos, oficinas e workshops para comunidade LGBTQIA+

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Espaço fica no Setor Comercial Sul, centro de Brasília, e tem 330 metros quadrados; será usado para cursos de capacitação, oficinas e workshop para a comunidade LGBTQIA+ da capital - Marconi Henrique - @marconihenriquesc / Divulgação

O coletivo Distrito Drag inaugurou sua sede no centro de Brasília, na noite desta segunda-feira (25). O espaço, que fica no Setor Comercial Sul, tem 330 metros quadrados (m²) e funcionará como um lugar de capacitação, formação política-cultural e artística, por meio de cursos, oficinas e workshops para a comunidade LGBTQIA+ do DF. Contará também com espaço de convivência, camarim, salas multiusos e um estúdio para vídeos e fotos. Segundo o coletivo, o lugar será aberto para aquelas artistas transformistas que precisam de um lugar para se montar, realizar ensaios, entre outras atividades.

“Me lembro que muitas vezes tive que levar minha maquiagem no porta-malas do carro, me montar em estacionamento de mercado ou até mesmo na rua por não ter lugar adequado e liberdade em casa. É importante e valioso saber que vamos abrir as portas para pessoas que seguem não tendo oportunidades e espaços” relata Mary Gambiarra, uma das idealizadoras do Distrito Drag.


Sede do Distrito Drag conta também com espaço de convivência, camarim, salas multiusos e um estúdio para vídeos e fotos / Marconi Henrique - @marconihenriquesc / Divulgação

O coletivo Distrito Drag está prestes a completar cinco anos de existência. Criado por artistas transformistas de Brasília, hoje é referência em produção cultural, formação artística, política e técnica para a comunidade LGBTI na capital do país. Entre as grandes ações promovidas pelo Coletivo destacam-se o Bloco das Montadas, o Calendário Drag, Festival Nacional de Arte Transformista, Performática Drag, atividades formativas e de capacitação.

:: Publicação expõe arte drag e debate questões sociais ::

Como forma de manter viva a história e a memória de pessoas que foram precursoras e deixaram um legado importante para comunidade LGBTIQIA+, cada espaço da sede do Distrito Drag homenageia a uma personalidade, como a Sala de Convivência Marielle Franco, o Camarim Miss Biá e a Sala Multiuso Vera Verão.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::  

Edição: Flávia Quirino