Rio Grande do Sul

Teatro

Grupo TIA encerra turnê por comunidades rurais do RS com apresentações nesta terça e quarta

Apresentações acontecem nas cidades de Passa Sete e Gramado Xavier, nos dias 19 e 20 de abril, respectivamente

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Valorizando a arte do teatro de bonecos (mamulengo), espetáculo busca fortalecer a identidade e a salvaguarda do boneco popular do Brasil - Foto: Divulgação

Cidades do interior gaúcho, Passa Sete e Gramado Xavier recebem nos próximos dias 19 e 20 de abril, respectivamente, o espetáculo “As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles”. As apresentações franqueadas ao público encerram o projeto Mamulengo Gaúcho nas Zonas Rurais, que também foi visto em Herveiras, Barão do Triunfo, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, Chuvisca e Três Forquilhas, entre março e abril.

Valorizando a arte do teatro de bonecos (mamulengo) de forma original e artesanal, o espetáculo busca fortalecer a identidade e a salvaguarda do boneco popular do Brasil, inovando na linguagem com a fusão da cultura nordestina com a cultura gaúcha.

"Escolhemos as cidades que possuíam o maior número de habitantes em zonas rurais do estado", explica a atriz e produtora Mariana Abreu. "A circulação oportunizou maior acesso da população de zonas rurais ao teatro de bonecos e democratizou o acesso, resgatando a verdadeira origem do teatro de mamulengo, ligada ao povo do campo", destaca.  

Após as apresentações, o elenco e a equipe propõem um espaço crítico e reflexivo junto ao público em sessões de bate-papo que irão discutir a vida em sociedade e o processo de criação de um espetáculo desta natureza. Como culminância, será criado pelo filmmaker Leandro Miranda um vídeo documentário sobre a realização do projeto.

O espetáculo “As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles” conta as aventuras e peripécias do aventureiro gaudério Toninho Corre Mundo, que certo dia inventou de se espraiar para o sul do Sul e se aprumar num emprego de ginete domador de cavalo xucro, lá na Estância do poderoso Cidão Dornelles. Mas os fatos despencam para outras aventuras. Nessa bela saga tem assombração, Cobra Grande, Diabo, muito suspense, humor, tudo regado com muito amor e chimarrão, pois este, na mala de um gaúcho, não pode faltar.

Na manipulação dos mamulengos estão Marcelo Militão e na atuação e trilha sonora, executada ao vivo, Mariana Abreu. A direção é de Danilo Cavalcante e a direção musical é de Fernanda Beppler. A iniciativa é viabilizada por meio do Edital SEDAC nº 12/2019, Edital de Concurso FAC Movimento.

Pesquisa

Em 2010 o grupo participou de um circuito de dois meses pelo nordeste brasileiro, onde teve o privilégio de fazer contato direto com alguns mestres mamulengueiros, em especial, com Gilberto Calungueiro, apaixonando-se por esta arte popular e brasileira. Logo foi iniciada uma pesquisa no teatro de mamulengo, dentro da linguagem e identidade gaúcha do grupo, o que originou, em 2013, a montagem do espetáculo por meio do Prêmio Empreendedor Cultural – 1ª Edição/AES Sul.

Para a construção dos mamulengos, foi feita a pesquisa e a utilização de diversos tipos de madeiras das mais variadas regiões brasileiras, como umulungu, ingá, pinus, cedro, canela, entre outras, além do cenário que foi todo construído artesanalmente em bambu. Nos figurinos dos bonecos e dos atores, foi utilizada a proposta de miscigenar as vestimentas tradicionais gaúchas com as chitas do folclore nordestino. Na dramaturgia inédita para teatro de mamulengos, escrita por Márcio Silveira, o grupo teve o cuidado de manter a tradição, mas com a inspiração nas lendas e causos do Sul e nas obras do escritor Simões Lopes Neto. A trilha sonora é executada ao vivo e tem como referência a musicalidade gaúcha tradicionalista e missioneira. A ficha técnica contou com a participação dos Mestres Danilo Cavalcante/PE e Cleydson Catarina/CE.

Histórico do grupo

O grupo TIA (Teatro Ideia Ação) desenvolve um trabalho continuado há 17 anos. Tem como proposta um teatro popular e de intervenção social. Uma de suas características mais marcantes é a viabilidade para a itinerância; todos seus espetáculos são concebidos e pensados, tanto na questão estética, quanto material, para atingir seu objetivo maior: circular, ir ao encontro do público onde quer que ele esteja, seja nas grandes metrópoles, nos teatros, nas praças, nas favelas, no sertão. Levar a sua arte aonde público e artista, numa comunhão, virem um só.

O TIA efetua uma linha de pesquisa com o teatro popular e o teatro de rua, desenvolvendo trabalhos na periferia e com o teatro comunitário. Trabalha com diversas linguagens, como teatro de mamulengo, teatro infantil, palhaçaria e cenopoesia. No decorrer de sua trajetória, o TIA já ganhou mais de 20 prêmios e se apresentou em diversas localidades do Brasil e no exterior, atingindo um público superior a 500 mil pessoas. Entre as distinções recebidas estão o Prêmio de Patrimônio Imaterial “Personagens do Centro de Porto Alegre”, idealizado pelo Instituto Hominus em parceria com a UNESCO, IPHAN e Ministério da Cultura (2009), e Prêmio Trajetória Cultural Mestra Sirley Amaro – Instituto Trocando Ideia e SEDAC/RS (2021). Atualmente, desenvolve seus estudos e trabalhos nas periferias de Canoas, realiza e produz o FESTIA - Festival Internacional de Teatro em Canoas.

Para conhecer mais sobre o grupo:

Site: https://grupotia.wordpress.com/
Instagram: https://www.instagram.com/tiateatro/
Facebook: https://www.facebook.com/tia.teatro 
Youtube: https://youtube.com/channel/UCy4EyM4LmG5x6xVSzvfCK6g 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira