Paraná

Música

Curitibano Alexandre Nero lança álbum autoral

Trabalho tem parcerias com Elza Soares, Milton Nascimento e Aldir Blanc

Curitiba (PR) |
Disco já está disponível nas plataformas digitais - Divulgação

No álbum "Quarto, Suítes, Alguns Cômodos e Outros Nem Tanto", 100% autoral, o cantor e ator curitibano Alexandre Nero traz um olhar intimista e conta com participações especiais como Milton Nascimento, Elza Soares e Aldir Blanc.

A construção começou em 2018, “em meio à solidão e ao isolamento impostos por um longo período no sertão nordestino, durante as gravações de um trabalho.” A mesma solidão promoveu o reencontro de Nero com a composição. Ali nasceram “Lajedo do Sertão” e o início da canção “Beleza na Tristeza”, que trouxe de volta ao artista a vontade de gravar um álbum.

As letras trazem narrativas da sua própria vida: maturidade, depressão, pais, filhos, celebridades, religião, política e, por fim, a pandemia. O disco embaralha convenções e derruba estereótipos. As participações especiais reforçam essas sensações. Influência clara na formação musical de Nero, Milton Nascimento surge como convidado em “Guerra de Cegos”. Em “Miseráveis”, Elza Soares dá voz aos "manos, minas, monas, Macunaímas, Pixotes e mascates.”

O álbum traz ainda uma parceria inédita com o compositor Aldir Blanc. A convite do curitibano, Aldir enviou um texto para Nero musicar. A canção “Virulência” manteve intactas as digitais de Aldir em versos cortantes: "Que falta me faz meus pais. Que falta nos faz a paz. Que falta nos faz um país. Na falta de ar, um governo deserto."

Para Nero, “é um disco extremamente esperançoso. Ele toca na tristeza, mas está longe de ser um disco triste. Também aponta o lugar da calma, da pausa, do respiro. Parece que o mundo tem nos jogado em um universo pra cima, eufórico, onde só vale estar feliz o tempo todo, 24 horas por dia. De 2018 pra cá, o mundo viveu a experiência da pandemia e o disco acabou sendo feito em dois, três anos, atravessado por todas essas coisas, as incertezas, sobretudo pelo estar em casa.”

O disco está disponível em plataformas como Spotify, Deezer, Amazon Music, Tidal e Napster.

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini