Rio Grande do Sul

Memória Camponesa

Pedro Munhoz homenageia os mártires de Eldorado Carajás

Trovador volta a interpretar "Procissão dos Retirantes", canção que demarca o massacre de 26 anos atrás

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Canção relembra mártires da luta pela terra e reafirma a luta por Reforma Agrária - Reprodução

A data de 17 de abril é reconhecida como o Dia Internacional da Luta Camponesa. Neste dia, 26 anos atrás, aconteceu o massacre de Eldorado do Carajás, onde 19 trabalhadores rurais sem-terra foram covardemente assassinados por policiais militares no estado do Pará.

Demarcando este dia e resgatando a memória destes mártires da luta pela terra e de muitos outros e outras que tombaram pela mão da violência - seja pelo estado repressor ou pelo latifúndio sanguinário -, o trocador Pedro Munhoz apresenta através dos canais da Rede Soberania uma nova interpretação da canção "Procissão de Retirantes", composta em parceria com Martin César.

Neste vídeo a interpretação de Munhoz, na tradicional versão voz & violão, é intercalada por imagens do cinegrafista Osvaldo Araújo, que na época cobria o fato para uma emissora local. As imagens, na íntegra, estão disponibilizadas no canal de Araújo no Youtube.

"Passaram-se 26 anos, mas seguimos honrando o legado de luta e sacrifício destes e de tantos outros companheiros e companheiras que tombaram na luta pela construção de uma sociedade com mais justiça social, dignidade, igualdade e fraternidade para todos", relata Munhoz.

"Procissão dos Retirantes" foi composta para o I Festival da Reforma Agrária, realizado em Palmeira das Missões (RS), em fevereiro de 1999. Foi a vencedora daquele festival e desde então tem sido interpretada por músicos populares nos quatro cantos do Brasil e até no exterior sempre que se relembra o martírio de lutadores e lutadoras pela pauta da reforma agrária.

"Por tudo isso nós reafirmamos a cada vez que tocamos essa canção: por cada um de nossos mortos, nenhum minuto de silêncio, mas uma vida inteira de luta. Mártires de Eldorado do Carajás: Presente! Presente! Presente!".


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira e Sérgio Antônio Görgen