Distrito Federal

Eleições 2022

Menos de 1% dos eleitores do DF são jovens de 16 e 17 anos

Campanha estimula alistamento eleitoral de adolescentes que podem votar; veja como emitir o documento online

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Prazo para emissão ou regularização do título de eleitor termina no dia 4 de maio; veja como tirar o documento de forma online - Foto: Reprodução TSE

Faltando menos de um mês para o fim do prazo para tirar o título de eleitor este ano, o número de novos alistamentos entre os jovens da capital do país ainda é pequeno, se comparado a anos anteriores.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que há, no momento, um total 13.887 jovens entre 16 e 17 anos com título emitido no Distrito Federal. O balanço se refere à apuração fechada em março. Esse número de jovens eleitores representa menos de 1% dos 2,13 milhões de eleitores aptos a votar no DF.

:: Anitta, Juliette e Luísa Sonza convocam jovens de 16 e 17 anos para tirar título de eleitor ::

Para se ter uma ideia, nas eleições de 2018, eram mais de 16,7 mil eleitores entre 16 e 17 anos que já tinha tirado o título em março daquele ano. No DF, que não tem eleições municipais, o pleito é realizado apenas de quatro em quatro anos, quando se elege governador e deputados distritais, além das votações para presidente e Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado).  

Entre os dias 14 e 18 de março, o TSE realizou a Semana do Jovem Eleitor, uma campanha que promoveu o alistamento do grupo entre 16 e 17 anos, em que o voto é facultativo. A iniciativa envolveu a participação de diversos artistas nas redes sociais.

Em todo o país, durante essa semana, foram emitidos cerca de 100 mil títulos para essa faixa etária. No DF, foram 1.338 emissões.

Nos dois primeiros meses deste ano, 1,5 milhão de jovens menores de 18 anos já tiraram o título. Só em fevereiro, foram mais 830 mil.

:: TSE: quase 100 mil jovens de 15 a 18 anos solicitaram o título de eleitor em uma semana ::

No ranking das 27 unidades federativas do Brasil, o Distrito Federal é a 9ª pior na contagem final da emissão de títulos realizados durante a Semana do Jovem Eleitor. De acordo com o TSE, cerca de 10% dos jovens de 16 e 17 anos tiraram o título de eleitor este ano, no pior percentual nos últimos 30 anos.

Entidades da sociedade civil, como o Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF), também lançaram apelos para que os jovens participem do processo eleitoral, com publicação de peças nas redes sociais para encorajar o envolvimento desse público na definição dos rumos do país. 

“A juventude é uma das principais prejudicadas com a política aplicada atualmente no Brasil. Os jovens perderam a perspectiva de futuro: desemprego e perda de direitos, destruição do meio ambiente, sucateamento da educação e de todos os serviços públicos. É este o cenário imposto aos jovens. Por isso, votar é um ato de resistência e também de esperança em dias melhores”, afirma o coordenador da pasta de Políticas Sociais do Sinpro-DF, Hamilton Caiana. 

:: Jovens dizem por que vão tirar o título de eleitor em 2022 ::

Para o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), alguns fatores podem influenciar no baixo alistamento de jovens eleitores, entre eles o fato do intervalo sem eleições na capital do país ser de quatro anos, ao contrário de todos os demais municípios do país, que votam a cada dois anos.

A não-obrigatoriedade de votar para a faixa entre 16 e 17 anos e reflexos da pandemia e isolamento social também explicam a menor adesão até agora. 

Jovens de 15 anos de idade que terão completado 16 no dia 2 de outubro e jovens até 18 anos poderão emitir título de eleitor até o dia 4 de maio.

Todo processo de solicitação poderá ser feito pela internet.

Veja o passo a passo:

1 – Acesse o sistema TítuloNet (https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento), no site do TSE

2 – Informe a Unidade Federativa (UF) em que reside e, em seguida, envie:

Uma foto (selfie) segurando um documento de identificação;
Foto do comprovante de residência atualizado
Para os meninos com mais de 18 anos, o certificado de quitação de serviço militar

3 – Clique em “título de eleitor” e selecione a opção “não tenho” para prosseguir.

Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral, e o requerimento poderá ser acompanhado pelo link https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/acompanharRequerimento

e-Título

Também é possível realizar este serviço, além de outros, por meio do aplicativo e-Título. A ferramenta também pode ser utilizada como título eleitoral digital, que substitui o documento em papel no dia das eleições.

Para utilizar, é necessário fazer o download gratuito em de qualquer plataforma Android ou iOS.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino