Distrito Federal

Referência

Centro de referência para atendimento de pessoas com síndrome de Down é inaugurado no DF

O CrisDown promove o atendimento para pessoas em todos os ciclos de vida.

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Para especialistas, o estimulo precoce nos três primeiros anos de vida é fundamental para as habilidades e desenvolvimento ao longo da vida de uma pessoa com síndrome de Down. - Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

O Distrito Federal passa a contar, a partir de abril, com as novas instalações do Centro de Referência Interdisciplinar em Síndrome de Down (CrisDown). Com capacidade para atender cerca de 2 mil pacientes, o espaço, que funcionará ao lado da entrada principal do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), foi inaugurado no dia 1º de abril.

O CrisDown vai promover o atendimento para pessoas em todos os ciclos de vida, no qual serão desenvolvidas atividades de estimulação precoce e habilidades sensoriais. O Centro de Referência conta com seis consultórios e três salas de estimulação, uma delas para pacientes adultos. Há ainda banheiro com fraldário e uma copa.

O atendimento oferecido pelo CrisDown  a pessoas com síndrome de Down é um serviço de referência no DF e Centro-Oeste. Em atividade há nove anos, o espaço, antes da pandemia, funcionava em um local próximo ao pronto-socorro do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Como a unidade hospitalar tornou-se referência no atendimento a pacientes com covid-19, o serviço foi transferido para o Adolescentro e depois, para uma parte do ambulatório do Hran.

Atendimento

No Centro, os pacientes são acompanhados por profissionais de pediatria, hebiatria (especialista em adolescentes), cardiopediatria, neuropediatria, clínica médica, nutrição, psicologia, assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e geriatria.

Para especialistas, o estimulo precoce nos três primeiros anos de vida é fundamental para as habilidades e desenvolvimento ao longo da vida de uma pessoa com síndrome de Down.

Para agendar a primeira consulta, basta entrar em contato pelo telefone (61) 99448-0691.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp :

Edição: Flávia Quirino