Rio Grande do Sul

Homenagem

Irmã Lourdes Dill recebe Medalha do Mérito Farroupilha, maior condecoração do Parlamento gaúcho

Outorga foi feita um mês antes da religiosa partir do RS rumo ao Maranhão, para onde foi transferida

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Segudo Irmã Loudes, o prêmio pertence à economia solidária de Santa Maria, do Brasil e do mundo - Foto: Joaquim Moura​ / Assembleia

A coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e da Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), irmã Lourdes Dill, recebeu, neste sábado (2) em Santa Maria (RS), a Medalha do Mérito Farroupilha, maior condecoração do Parlamento gaúcho. A outorga foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa e proponente da homenagem, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT).

A cerimônia foi realizada no simbólico Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheite. A condecoração acontece um mês antes da religiosa partir do Rio Grande do Sul rumo ao Maranhão, para onde foi transferida por decisão da Congregação Filhas do Amor Divino. 

Em seu discurso, irmã Lourdes fez questão de afirmar o caráter coletivo da homenagem. “Esse prêmio pertence à economia solidária de Santa Maria, do Brasil e do mundo. Essa premiação não é minha, ela é nossa”, ressaltou.

Ela defendeu a continuidade e a expansão dos projetos de economia solidária desenvolvidos em Santa Maria. “Essa trajetória (do Projeto Esperança/Cooesperança) nunca pode ser diminuída. Ela pode aumentar, mas nunca diminuir, porque ela faz parte do DNA da Arquidiocese de Santa Maria. Os projetos da economia solidária vão continuar com força e com coragem”, disse.

A religiosa, que lembrou várias vezes do papel desempenhado por Dom Ivo Lorscheiter, também fez uma prestação de contas do trabalho realizado em Santa Maria, seja nos projetos vinculados à Arquidiocese (Feirão Colonial, Projeto Esperança/Cooesperança, Feira Internacional do Cooperativismo) como também dentro do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Maria (Consea-SM).

Ela informou que ficará até 2 de maio em Santa Maria. Também fez um apelo pelo fim da Guerra da Ucrânia e da violência no mundo, lembrou de mensagens do Papa Francisco e recordou do provérbio que é uma marca dos seus discursos. “Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra. Um outro mundo é possível. Uma outra economia acontece. De Santa Maria para o mundo, do mundo para Santa Maria. Muito obrigado e gratidão!”

Após entregar a Medalha para a homenageada, o deputado Valdeci agradeceu à irmã Lourdes pela dedicação com que ela atuou em Santa Maria e na Região Central. Recordou o papel dela – e de Dom Ivo Lorscheiter – na construção dos projetos de economia solidária implantados na cidade, a partir da década de 90.

“A economia solidária em Santa Maria é uma referência para o Brasil e para o mundo. E a irmã Lourdes doou a sua vida a este projeto, estando sempre ao lado de quem é excluído. Por isso, esta homenagem, apesar de ser a maior do Parlamento, é muito pequena perto da grandiosidade do coração dessa mulher”, disse ele. “Muitos não acreditavam nessa ideia (da economia solidária) e muitos criticavam as iniciativas de Dom Ivo. Eu me orgulho muito de ter apoiado essa causa desde o início”, acrescentou.

O presidente da Assembleia Legislativa também ressaltou sua contrariedade com a transferência da irmã Lourdes para o Maranhão. “Eu ainda não consigo compreender que isso (a transferência) é uma atitude normal. Eu não ficaria bem comigo se não dissesse isso aqui. Eu não sei se é justo mandar uma mulher de 70 anos de idade lá para o fundão do Maranhão, mesmo não tendo nada contra a região que ela irá ser transferida. Se tem que mudar, por que não deixar (ela) mais próxima da nossa região, da sua família e da sua gente?”, questionou.

Participaram da solenidade, que foi realizada no Centro de Referência de Economia Solidária, os deputados federais Paulo Pimenta e Elvino Bohn Gass, do PT; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Valdir Oliveira; a presidente do Consea de Santa Maria, Cláudia Machado; o novo coordenador do Projeto Esperança/Cooesperança, José Peranconi (que vai substituir a Irmã Lourdes na função); a reitora da Universidade Franciscana (UFN), irmã Irani Rupolo; a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFSM, Gisele Guimarães; o chefe de gabinete do prefeito Jorge Pozzobom, Alexandre Lima; vereadores, lideranças sociais e populares, além de representantes da Arquidiocese de Santa Maria, do Instituto Federal Farroupilha e de outras instituições locais e regionais. Após a entrega do Mérito Farroupilha, foram realizados ainda atos comemorativos em alusão aos 30 anos do Projeto Esperança/Cooesperança e aos 28 anos da Feicoop.

*Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira