Distrito Federal

Ensino Superior

UnDF deve ter obras concluídas até o fim do ano, diz governador

Primeiro campus da instituição funcionará no Centro de Atividades do Lago Norte

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Primeiro campus da UnDF funcionará em uma área cedida pela Terracap, que fica no Centro de Atividades do Lago Norte - Ascom/RA Lago Norte

O governador Ibaneis Rocha (MDB) informou nesta sexta-feira (1º), por meio de suas redes sociais, que as obras de construção da Universidade do Distrito Federal (UnDF) estão em andamento e devem ser entregues até o final do ano. O primeiro campus será no Centro de Atividades (CA) do Lago Norte, região nobre da capital e distante das maiores periferias. O terreno foi cedido pela empresa pública Terracap e já possui edificações.  

"Esperamos que em janeiro/2023 nós possamos abrir as primeiras turmas. Trabalhar pela educação não é gasto, é investimento na população, em especial os mais carentes. A expectativa é que, pelos próximos 4 anos, a UnDF receba investimento público da ordem de R$ 200 milhões", postou o governador. 

:: DF terá primeira universidade distrital pública a partir de 2022 ::

A sanção da lei que cria a Universidade do Distrito Federal (UnDF) ocorreu em julho do ano passado, após aprovação pela Câmara Legislativa do DF. A proposta aprovada pelos parlamentares garante a gratuidade no ensino, gestão democrática na escolha dos dirigentes e paridade nas instâncias de participação, além de estrutura gerencial prevendo reitoria e vice-reitoria; política de assistência estudantil, sistema de cotas. A lei da UnDF também garante que 40% das vagas sejam para alunos que concluíram a educação básica integralmente na rede pública. 

Concurso

Sobre a contratação de professores e servidores para a nova universidade pública, o governador informou também que a banca para do concurso está em processo de escolha, mas não deu uma data precisa. "Em relação aos concursos, estou trabalhando para que a banca seja escolhida e o edital seja publicado o mais rápido possível".

:: Em ano eleitoral, Ibaneis Rocha terá mais do que dobro de recursos para publicidade do GDF ::

Em janeiro, a Secretaria de Economia do DF já havia publicado uma autorização para a realização de um concurso para 1,4 mil vagas. O quantitativo autorizado será de 250 vagas para o cargo de professor de educação superior e 100 para tutor de educação superior, sendo 350 para provimento imediato. Outros 1.050 formarão um cadastro reserva. O preenchimento de cargos, no entanto, estará condicionado à disponibilidade orçamentária e financeira.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino