Distrito Federal

Agenda Cultural

Veja os destaques culturais para este final de semana no DF

Distrito Drag está com inscrições abertas para curso de Formação em Arte e Cultura LGBTI+ até o dia 29 de março

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Rita von Hunty ministrará aula no curso LGBTI+ - Foto: Arthur Viana

Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação em Arte e Cultura LGBTI+ oferecido pelo Distrito Drag, e voltado para artistas e produtores culturais.

O período para se inscrever vai até 29 de março, de forma gratuita, por meio do link. As aulas, exceto as de abertura e encerramento, são realizadas às terças e quintas-feiras, às 19 horas, de 1º a 29 de abril, por videoconferência.

O curso integra o projeto Arte Transformista, Cultura LGBTI+ e Economia Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e foi criado para potencializar a cadeia produtiva da cultura, tendo como objeto principal a ampliação de conhecimentos e o estímulo do debate sobre a história e memória do movimento LGBTI+. 

Para a programação do curso, estão convocados nomes de destaque nacional como a drag queen Rita von Hunty, o professor Renan Quinalha da Unifesp, e da pioneira da cena drag brasileira Márcia Pantera.

Curso de Formação em Arte e Cultura LGBTI+

Inscrições até 29 de março (Evento gratuito)

Formulário de inscrição

Informações: [email protected]

Música

Neste domingo, dia 27, o Teatro Sesc Garagem receberá a Oficina Canto Coral, ministrada por dois integrantes fundadores do grupo Ordinarius.

Conduzido pelo maestro Augusto Ordine e pela artista e dançarina Maira Martins do grupo Ordinarius, encontro está marcado para às 10h, com entrada gratuita. As inscrições são limitadas e poderão ser feitas via e-mail: [email protected].

O septeto vocal e percussivo Ordinarius oferece um vasto repertório, utilizando a voz como instrumento principal e a percussão como sua perfeita combinação. Os arranjos originais e exclusivos são do maestro Augusto Ordine, diretor musical e fundador do grupo. 

Os arranjos vocais são a cappella ou com o auxílio de violão, cavaquinho e instrumentos percussivos variados. Ritmos brasileiros como choro, baião, samba e ijexá são visitados pelo grupo, que é um moderno representante de uma cultura brasileira atemporal. 

Oficina Canto Coral

Dia 27 de março (Evento gratuito)

Domingo às 10h

Via W4 Sul, Quadra 713/913, Asa Sul - Teatro Sesc Garagem

Som e palavra


No domingo, às 10h, acontece a oficina Canto Coral / Divulgação

Até 17 de abril, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília recebe a mostra de arte sonora Extraclasse, do artista Luiz Olivieri, com curadoria de Renata Azambuja. 

Cinco obras inéditas fazem parte de um projeto de pesquisa de Olivieri que estabelece interseções entre o som e a palavra-texto com os componentes do sistema educacional brasileiro. Cada obra terá uma forma específica de interação com o público.

Professor e artista sonoro-visual, Luiz Olivieri materializa a experiência da sala de aula e a interação com os alunos nas instalações sonoras e objetos presentes na exposição. Olivieri se propôs a ouvir os sons escolares em suas diferentes materialidades: conversas, conteúdos, ruídos, músicas, cacofonias, linhas cruzadas da linguagem e utopias.

Luiz Olivieri nasceu em Brasília. Bacharel e Licenciado em Artes Visuais, Mestre e Doutor em Arte Contemporânea pelo PPG-UnB. Artista-pesquisador, trabalhou na educação básica e, atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Investiga os espaços por meio da escuta e da experiência sonora.

Exposição Extraclasse

Até 17 de abril (Evento gratuito)

Terça a domingo, de 9h às 20h30

SCES, Trecho 2, Asa Sul - CCBB Brasília (Galeria 4)

Para criançada 

Últimos dias para visitar a Exposição "Natureza Gigante" no Taguatinga Shopping, numa imersão no mundo dos insetos e aracnídeos.

Com o objetivo de desmistificar este universo e mostrar o quanto essas pequenas criaturas são importantes para o planeta, a mostra traz reproduções de insetos e aracnídeos gigantes como cigarra, borboleta, formiga, aranha tarântula, abelha e tantos outros.

Para deixar a experiência ainda mais especial, alguns insetos contam com até seis metros de altura, a exemplo de uma abelha pousada numa grande flor. É uma experiência de imersão, observação e interação para toda a família. 

Além disso, todos eles emitem som, movimento e são sinalizados com uma breve descrição de suas características, nome científico, tempo de vida e do que se alimentam. E, na praça central, o cenário reproduz o habitat natural desses animais.

Exposição Natureza Gigante

Até 27 de março (Evento gratuito)

Sexta e sábado, das 10h às 22h e domingo, das 12h às 20h

QS 1 Lote 40, Taguatinga - Taguatinga Shopping

Brasil Central


Exposição Xingu 57: Viagem ao Brasil Central / Divulgação

O Museu Nacional da República recebe o acervo inédito de registros fotográficos de uma expedição ao Alto Xingu realizada em 1957.

A exposição Xingu 57: Viagem ao Brasil Central trazem imagens são de autoria de Domiciano Pereira de Souza Dias, cientista que, na companhia do sertanista Orlando Villas Bôas, desceu os rios Xingu e Liberdade, acessando o coração da região onde hoje se localiza o Parque Indígena do Xingu, mais importante reserva do gênero no Brasil.

Composta por mais de 100 imagens em preto e branco, e algumas coloridas, além de objetos indígenas e uma extensa bibliografia, a exposição resulta da descoberta pelo pesquisador e curador Oto Reifschneider, neto de Domiciano, de centenas de negativos que jamais haviam sido ampliados.

O visitante poderá ver desde detalhes dos árduos deslocamentos rio abaixo até retratos de figuras importantes, como o cacique Bibina, entre outras lideranças, além do próprio Orlando Villas Bôas. Estão retratados personagens, fazeres e aldeias dos Xavante, Mehinako, Kuikuro, Aweti, Txucarramãe, Juruna e Yawalapiti.

Exposição Xingu 57: Viagem ao Brasil Central

Até 22 de maio (Evento gratuito)

Terça-feira a Domingo, das 09h às 18h30

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República

MPB nas escolas


Projeto acontece nas escolas do DF até o dia 31 de março / Divulgação

Músico Adriano Rocha leva projeto “Literatura na Música Popular Brasileira” a escolas públicas do DF com fomento do Fundo de Apoio à Cultura.

Adriano, que estará acompanhado dos músicos José Cabrera (teclados), Deth Santos (bateria) e Gean Carlos (baixo), selecionou um repertório todo inspirado na literatura – em livros, poemas e fragmentos. Em cada unidade escolar, os estudantes receberão o programa com a letra e a história de cada composição.

Alguns exemplos são “Funeral de um lavrador”, poema do livro Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, musicado por Chico Buarque, e “E agora, José?”, poema de Carlos Drummond de Andrade musicado por Paulo Diniz. Os alunos também saberão um pouco mais sobre “Caçador de mim”, de Sérgio Magrão e Luiz Carlos Sá, com interpretação de Milton Nascimento. 

As apresentações serão realizadas em escolas da rede pública de Planaltina (CED 3 e CEM 1), Sobradinho (CEF 3 e CEM 1) e Sobradinho 2 (CED 4 e CEF 8), especificamente para a comunidade escolar, além da Vila Rua do Mato e da feira permanente do Engenho Velho (Fercal-DF), ainda sem datas definidas, em versões abertas ao público.

Literatura na Música Popular Brasileiro

Até 31 de março (Evento gratuito)

Programação completa

Informações: 61 9658-3367

Dia do Circo


Palhaça Georgette estará no espetáculo de palhaços / Foto: Augusto Schambeck

Grupo Cabaré Pescoço realiza espetáculo virtual neste domingo, dia 27, em comemoração ao Dia do Circo.

As palhaças e palhaços integrantes do Cabaré Pescoço realizarão neste domingo uma apresentação ao vivo pela internet, de uma edição especial do seu tradicional espetáculo de variedades com números cômicos inéditos na temática circense.

Inspirados nos clássicos personagens do tradicional mundo do circo, os palhaços Abelardo, Bonito, Janetch, Nenusko, Seu Cocó e Ticanica entrarão no picadeiro internético para mostrar suas habilidades circenses. E na pista, as Mestres de Cerimônias Glleicy Mel e Georgette conduzem o show.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do grupo com livre acesso, no entanto o público presente poderá fazer contribuições espontâneas via Pix, fortalecendo a tradição da rodada de chapéu. O valor arrecadado será utilizado para viabilizar o primeiro encontro presencial com todos os integrantes do Cabaré Pescoço.

Espetáculo Cabaré Pescoço - Dia do Circo

Dia 27 de março

Domingo, às 20h

Evento online (chapéu virtual pelo pix [email protected])

Transmissão pelo Youtube

Segue em cartaz

Exposição Variações

Até 27 de março (Evento gratuito)

De terça a sexta das 10h às 20h, sábados e domingos das 12h às 20h

CRS 508, Bloco A, Asa Sul - Espaço Cultural Renato Russo

Exposição Brasília Retrofuturista

Durante o mês de março (Evento online)

Visitação

Informações: 61 98212-3336

Lembranças

Até 10 de abril (Evento gratuito)

Programação completa

Informações: 61 998467-2837

Exposição Brasília em 10 Athos

Até 11 de abril (Evento gratuito)

De segunda a sexta-feira, das 09h às 19h

EQS 504/505, Bloco A, Asa Sul - Sesc Estação (Galeria)

Exposição Quanto Te Lembras?

Até 11 de abril (Evento gratuito)

Diariamente das 9h às 19h

CLN 103, Bloco A, Loja 52, Asa Norte - Quanto Mais

Festival Mosaico Cultural

Até 15 de abril (Evento online e gratuito)

Programação completa

Transmissões pelo Youtube

Projeto CorpoManifesta

Até 07 de maio

Inscrições pelo formulário

Informações: [email protected]

SAN, Quadra 01 - Centro de Dança de Brasília 

Exposição Trilogia limítrofe

Até 04 de junho (Evento gratuito)

Quintas e sextas, das 09h às 18h e sábados, das 11h às 17h

SCES Trecho 3, Asa Sul - Centro Cultural TCU (Galeria Marcantonio Vilaça)

Exposição Segue em Anexo

Até 15 de junho  (Evento gratuito)

Sexta, sábado e domingo das 9h às 17h

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República 

Rama - Grupo de Estudos em Teatro de Animação

Até 21 de julho

Quintas-feiras, das 18h30 às 20h30

A partir de R$ 30,00 (bolsas disponíveis)

Inscrições pelo formulário

OSDRAMÁTIKOS

Até 29 de novembro

Terças-feira, às 20h

Ingressos a partir de R$ 10,00 (pelo Sympla)

SEPS 713/913, Via W4 Sul, Asa Sul - Teatro Sesc Garagem

Cineclube Raimunda

Todas às quartas, às 15h e 19h30  (Evento gratuito)

Informações: (61) 99654-7815

Rua Hugo Lobo Quadra 46 Casa 790, Planaltina - Mini Teatro Lieta de Ló

Cine Le Corbusier

Permanente  (Evento gratuito)

Todas as quartas-feiras, às 19h

SES Av. das Nações, Quadra 801, Lote 04, Asa Sul - Embaixada da França no Brasil

*Pedro Caroca é ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino