This is not America

Clipe de rapper porto-riquenho viraliza com referências a Bolsonaro e lutas da América Latina

Lançada por Residente, vocalista do Calle 13, "This is not America" também faz menção a Victor Jara e Lolita Lebrón

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Em apenas 12 horas, o clipe teve duas milhões de visualizações - Reprodução

Se você não viu, já dê logo o play. O novo clipe de Residente, como é conhecido René Joglar, rapper porto-riquenho vocalista da banda Calle 13, foi lançado na última sexta-feira (18) e tem circulado com mais velocidade que a pólvora das invasões coloniais que ele retrata. Em cinco dias, This is not America já superou oito milhões de visualizações no youtube. 

Continua após publicidade

Bradando que “América no es solo USA, papá”, a música tem participação da dupla franco-cubana Ibeyi, composta pelas gêmeas Lisa-Kaindé e Naomi Díaz que, em 2019, gravaram Libre com Emicida. 

Dirigido pelo francês Gregory Orel, o clipe combina cenas de protestos de rua, repressão militar e futebol, grandes metrópoles com monumentos pré-colombianos, e traz diversas referências às opressões e resistências latino-americanas.   

Jair Bolsonaro (PL) é o chefe de Estado cuja referência é a mais explícita. Observado por uma criança indígena, o homem de terno e gravata abocanha um pedaço de bife da refeição acompanhada por uma taça de vinho no gabinete presidencial. Em seguida, limpa a boca na bandeira brasileira.  

“Tratamos de encontrar alguém parecido com ele”, confirmou o rapper ao Globo. São muitos os governantes que “não se importam com seus países”, disse, mas na impossibilidade de retratar todos no clipe, “escolhemos o campeão”. 


Bolsonaro foi o único presidente explicitamente representado no clipe / Reprodução

De acordo com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), as áreas de pasto para a pecuária já ocupam 75% das terras públicas desmatadas na Amazônia.  

Donald Trump também é criticado, como na cena em que uma mulher dá de mamar ao seu bebê por entre grades que os separam. A alusão à política estadunidense anti-imigrantes que em 2018 separou famílias e enjaulou ao menos 2.300 crianças é explícita. 


De acordo com o Centro para Estudos de Imigração, cerca de 1,2 milhões de imigrantes tentam chegar aos Estados Unidos a cada ano / Reprodução

O vídeo também faz menção a recentes revoltas populares que explodiram no continente. Entre elas, a de 2021 contra a reforma tributária que o presidente colombiano, Iván Duque, tentou emplacar; e a de 2019 no Chile, cujo estopim foi o aumento da tarifa dos transportes e que teve, entre suas consequências, uma nova constituinte. 

Quando canta “cinco presidentes em onze dias”, Residente lembra o feito realizado pelo movimento dos piqueteros na Argentina durante a crise econômica de 2001 que, sob a consigna “que se vayan todos”, derrubou esse tanto de chefes de Estado em tempo recorde.  

Do México, são retratadas as mulheres do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) e os 43 estudantes de Ayotzinapa que seguem desaparecidos desde setembro de 2014.  

O pingente de “machete”, um facão, que aparece pendurado no pescoço de Residente é como o símbolo do Exército Popular Boricua de Porto Rico, também conhecido como Los Macheteros.  

A organização militar clandestina socialista existe desde a década de 1970 e luta pela independência porto-riquenha em relação aos Estados Unidos. 

Lolita, Jara e Tupac Amaru

Mas o clipe não se limita a eventos históricos recentes. Os tiros para cima que dão a partida para os tambores com os quais a música começa são aqueles disparados por Lolita Lebrón.  

Ativista anti-imperialista porto-riquenha, Lolita protagonizou um ataque a tiros contra a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos em março de 1954. O atentado lhe rendeu 25 anos de prisão.  


Dolores "Lolita" Lebrón Sotomayor morreu aos 90 anos em 2010 / Reprodução

Décadas depois, em 1997 e já presidindo o Partido Nacionalista de Porto Rico, Lebrón declarou ao congresso estadunidense que a ação armada não foi um ataque de ódio, mas o “grito de liberdade de um povo ameaçado de extinção”.  

O cantor chileno Victor Jara também é homenageado, em uma das cenas mais fortes do vídeo. Compositor de clássicas canções de protesto como Te recuerdo Amanda, Jara foi torturado e fuzilado poucos dias depois do golpe militar liderado pelo general Augusto Pinochet em 1973, que duraria até 1990. 

O Estádio Nacional em Santiago no qual foi morto e que serviu de campo de concentração do regime militar chileno leva, atualmente, o seu nome.  

Se referindo à figura de quem o rapper estadunidense Tupac Shakur pegou o nome emprestado, Residente fala do guerreiro indígena peruano que comandou uma insurreição contra a coroa espanhola durante o século 18.  

A cena no clipe em que uma mulher é puxada pelas pernas e braços pela polícia faz alusão ao desmembramento (com partes do corpo amarradas a quatro cavalos), que foi a pena de morte decretada a Tupac Amaru II depois de capturado, em Cuzco.  

Um salve para Childish Gambino 

“Gambino, mi hermano, esto sí es América”. A frase cantada por Residente é para o rapper e ator estadunidense Childish Gambino, que em 2018 lançou a música This is America.  

O vocalista de Calle 13 não parece se contrapor a Gambino, que no clipe da canção referida faz, com cenas da escravidão à violência policial, uma crítica pesada ao intrínseco racismo estadunidense.  

Mas não deixa de, o chamando de irmão, apontar que a violência colonial dos Estados Unidos se manifesta também quando seus residentes insistem em se referir ao país com o nome de todo o continente. 

“Estamos aquí”, diz René logo no início da música. “Mírame, estamos aquí.” 

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho