Distrito Federal

Direitos Humanos

Associação que atende autistas no DF tem 13 dias para desocupar imóvel do governo

Apesar da promessa da Secretaria de Saúde, suspensão do despejo até agora não foi efetivada 

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Associação oferece atendimento gratuito único para pessoas autistas no DF - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

No mês passado, o Governo do Distrito Federal (GDF) havia prometido suspender a ação de desocupação da sede do Instituto de Saúde Mental pela Associação dos Amigos dos Autistas do Distrito Federal (AMA-DF). No entanto, faltando menos de duas semanas para o fim prazo legal de desocupação, a presidente da Associação, Gisele Montenegro, informou nesta segunda-feira (21) que a medida não foi revertida. 

"Faltam 13 dias para que a AMA desocupe o local em que se encontra há 35 anos! A decisão determinando o despejo da entidade nunca foi oficialmente suspensa", postou nas redes sociais.

A AMA-DF oferece atendimento individualizado diário para jovens e adultos com autismo. Localizada no Riacho Fundo I, região administrativa do Distrito Federal, a entidade promove atividades físicas, como caminhada, jogos e natação, terapia individual, oficinas de artesanato, oficina de cozinha experimental, jardinagem e horta, além de atendimento psicológico para os atendidos e suas famílias.

:: Associação ameaçada de despejo pelo GDF pode encerrar atendimento a pessoas com autismo ::

A instituição é detentora do título de Utilidade Pública do Distrito Federal, concedido por meio do Decreto nº 30.963, de 27 de outubro de 2009, e registrada no Conselho de Assistência Social do Distrito Federal. Apesar disso, no dia 31 de janeiro deste ano, a AMA recebeu uma notificação da Secretaria de Saúde que determina a desocupação da sede do Instituto de Saúde Mental, localizado no Riacho Fundo I. No despacho, a pasta determina que a Associação adotasse, “no prazo de 60 dias, as providências para a desocupação administrativa do referido imóvel".

O Brasil de Fato procurou a Secretaria de Saúde para questionar porque a suspensão da ação de reintegração de posse não foi efetivada e também para saber das alternativas para a manutenção do trabalho da AMA. A pasta não respondeu até o fechamento da matéria, mas o espaço segue aberto para manifestação. 

Reintegração de posse

A ação judicial de reintegração de posse foi ajuizada em 2017, sendo julgada procedente em 2019. Assim, a AMA perdeu o direito de permanecer no local, onde ficou determinada a saída do local no ano de 2021.

:: GDF promete suspender ação de despejo contra Associação de Autistas ::

A Secretaria de Saúde já havia informado anteriormente que não existe convênio que regularize a permanência da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) no local em que ela ainda se encontra.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino