Distrito Federal

Baobá

Sinpro lança minidocumentário sobre a luta antirracista no DF

A exibição do filme acontece na próxima segunda-feira, às 19h, na sede da entidade sindical.

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
O minidocumentário é ambientado no “Recanto dos Baobás”, um plantio de árvores da espécie localizado em uma chácara da entidade sindical. - Foto: Sinpro-DF

No dia 21 de março, data em que se celebra o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) lança o minidocumentário "O Baobá".

A produção de nove minutos traz entrevistas com especialistas e militantes históricos da luta antirracista no Distrito Federal, que falam sobre a importância do Baobá para os povos africanos no continente e na diáspora.

“Símbolo de ancestralidade, de aprendizagem, pois é à sombra dessa árvore que os mestres griôs transmitem os valores e saberes ancestrais aos mais novos”, destaca Márcia Gilda, coordenadora da pasta de Assuntos de Raça e Sexualidade do Sinpro-DF.

O minidocumentário é ambientado no “Recanto dos Baobás”, um plantio de árvores da espécie localizado em uma chácara da entidade sindical.

A exibição do filme acontece na próxima segunda-feira, às 19h, na sede do Sinpro-DF, localizado no SIG Quadra 6 Lote 2260. Após o lançamento, o documentário será disponibilizado gratuitamente nas redes sociais do sindicato.

Discriminação Racial

Dia 21 de março foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, em memória ao Massacre de Shaperville. Nessa data em 1960, 20 mil mulheres e homens negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde podiam circular. A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino