Rio Grande do Sul

Energia

Reunião no Ministério Público vai cobrar urgência na melhoria do atendimento da CEEE-Equatorial

A demora da concessionária de energia para dar respostas efetivas aos consumidores é o principal ponto da pauta

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mais de 60 mil moradores da Região Metropolitana de Porto Alegre ficaram sem energia elétrica durante dias - Divulgação Grupo CEEE

Está programada para acontecer nesta segunda-feira (21) uma nova reunião do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) com a concessionária de energia elétrica CEEE-Equatorial e a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs).

O objetivo é tratar sobre os serviços prestados pela empresa, que vem repetidamente deixando os usuários gaúchos sem energia elétrica. Conforme noticiou o Brasil de Fato RS, mais de 60 mil moradores da Região Metropolitana de Porto Alegre ficaram sem energia elétrica durante dias, ainda no início do mês de março. Em diversas regiões do estado, a situação se repetiu.

O encontro foi solicitado pelo presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto (PT), que pediu a nova audiência com o procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles. O encontro deverá acontecer na sede do MPRS, em Porto Alegre. A demora da concessionária de energia para dar respostas efetivas aos consumidores é o principal ponto da pauta. 

Segundo informou a assessoria do deputado, esta é a terceira vez que o MP é acionado para tratar do mesmo assunto. As primeiras reuniões solicitadas pelo parlamentar foram nos meses de janeiro e fevereiro, por conta do desabastecimento por longo período, em municípios do Vale do Taquari, na área de concessão da RGE. Na ocasião, o desabastecimento de energia gerou perda na produção de leite e de animais, em diversas propriedades. O caso ganhou repercussão após uma produtora jogar um balde de leite azedo na porta da sede da empresa, em Lajeado.

“Eu fui visitar agricultores do Vale do Taquari por conta da grave estiagem e chegando lá fui surpreendido por outra situação gravíssima, além da falta de água também faltava luz. Um quadro desesperador. E dessa vez foi ainda mais grave a situação, porque diversas regiões ficaram desabastecidas ao mesmo tempo, o que demonstra o despreparo da concessionária Equatorial”, enfatiza Pretto. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko