Distrito Federal

Moradia

Famílias encerram ocupação no Sol Nascente após promessa de pagamento de auxílio aluguel

Com auxílio atrasado e sob ameaça de despejo, famílias ocuparam residencial para cobrar compromisso feito pelo GDF

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Conquista: famílias ocupam condomínio ocioso no Sol Nascente e conseguem moradia provisória e retomada do pagamento do auxílio aluguel - Reprodução/Instagram

Um grupo de sete famílias sem-teto encerrou uma ocupação, iniciada na última sexta-feira (4), no Condomínio Parque do Sol, que fica no Sol Nascente, região administrativa do Distrito Federal, na altura da Quadra 700.

O empreendimento é de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) do DF. A principal reivindicação era o pagamento, inclusive retroativo, dos valores de auxílio aluguel atrasados pelo governo distrital. As famílias são as mesmas que fizeram parte da ocupação nas imediações do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), que foi violentamente desmantelada pela Polícia Militar em abril do ano passado, por ordem do governador Ibaneis Rocha, mesmo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) proibindo remoções durante a pandemia, medida em vigor até o dia 31 de março. Na ocasião, foi prometido o pagamento do auxílio aluguel até que a moradia definitiva saísse para os sem-teto, mas o benefício foi descontinuado sem qualquer aviso.

:: Governo do DF viola decisão do STF sobre despejo e expulsa famílias de ocupação em Santa Maria ::

O empreendimento ocupado ao longo do fim de semana é destinado para moradia popular, mas apesar da obra estar pronta, os apartamentos seguem vazios.

"Nosso aluguel está atrasado desde outubro e os donos da quitinete que estamos morando, de forma provisória, está pedindo que a gente desocupe por causa do pagamento atrasado. A gente só que ter nosso direito garantido, em qualquer empreendimento do DF, ou o pagamento do auxílio até que a gente consiga a moradia definitiva", explicou Ivânia Sousa Santos, catadora de material reciclável uma das integrantes do movimento de luta por moradia.

Segundo ela, após uma reunião entre as mulheres que organizaram a ocupação e representantes da Codhab, ficou acertado que duas famílias seriam encaminhadas de forma imediata para uma moradia provisória. Outras duas famílias também seriam encaminhadas para moradia provisória, mas o prazo dessa mudança não foi informado. Já as outras três famílias restantes voltariam a receber o pagamento do auxílio aluguel até a moradia definitiva fosse efetivada. Segundo as famílias, a promessa é que os pagamentos sejam restituídos na próxima quinta-feira (10).

O Brasil de Fato tentou fazer contato com a Codhab e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), mas não obteve retorno até a publicação da matéria. As informações serão atualizadas assim que prestadas pelos órgãos competentes.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino