Distrito Federal

doença grave

Casos de dengue aumentam 294% no Distrito Federal em 2022

Infecções prováveis chegaram a 4.299 na capital do país desde o início do ano; saiba como se prevenir

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Desde o início do ano, Secretaria de Saúde vistoriou cerca de 176 mil imóveis no Distrito Federal - Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Os casos de dengue explodiram no Distrito Federal no início deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), na sexta-feira (18), foram notificados 4.299 casos prováveis de infecção pela doença, com base nas informações da Semana Epidemiológica nº 5. Em 2021, nessa mesma época, os dados epidemiológicos registravam 1.091 casos prováveis de dengue no DF. Com isso, o aumento deste ano em relação ao ano passado chega a 294%. 

A região com maior incidência de dengue no DF, segundo os dados, é São Sebastião, com 272,44 casos por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem Vicente Pires (243,7 casos por 100 mil/hab), Ceilândia (205,9 casos por 100 mil/hab), Sobradinho (191,1 casos por 100 mil/hab) e Lago Sul (141,82 casos por 100 mil/hab). 

Segundo a SES-DF, desde o início do ano, o setor e Vigilância Ambiental e Epidemiológica já vistoriou 176.835 imóveis, por meio de visitas domiciliares, com educação em saúde, correção e controle vetorial em fases lavrárias do mosquito causador da dengue.

Além disso, cerca de 200 mil imóveis foram cobertos pela disseminação do chamado fumacê, um inseticida usado para combater o Aedes aegypti. O balanço indica que cerca 34,9 mil depósitos foram tratados e descartados e 25 mil mosquitos da dengue, em diferentes fases de desenvolvimento, foram capturados. 

Sobre a dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Anualmente são registrados em média 50 milhões de casos em todo o mundo. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito urbano e diurno que se reproduz em depósitos de água parada. 

Os principais sintomas são febre alta, dores de cabeça e no corpo, dor atrás do olhos, fraqueza, falta de apetite, náuseas, manchas pelo corpo e coceira. Nas suas versões mais graves, que incluem a dengue hemorrágica, as pessoas infectadas podem sentir dores abdominais intensas, tonturas, desmaios, sangramentos de gengiva, nariz e outras hemorragias.


Principais sintomas da dengue: pacientes devem procurar serviço de saúde mais próximo / Divulgação/SES-DF

Como a dengue é uma doença viral, o tratamento é feito para aliviar os sintomas, por meio da prescrição de antitérmicos, ingestão de líquidos e repouso. A Secretaria de Saúde do DF recomenda que, ao primeiro sinal dos sintomas, o paciente procure um médico ou o serviço de saúde mais próximo.

Como não existem medicamentos nem vacina contra a dengue, a principal forma de prevenção é a eliminação das condições para reprodução dos mosquito. Água parada e ambientes com entulhos e acúmulo de lixo são condições ideais para o desenvolvimento do mosquito. Veja as principais orientações por parte da SES-DF:


Prevenção da dengue é manter locais limpos e impedir acúmulo de água parada em objetos / Divulgação/SES-DF

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino