Distrito Federal

Pandemia

UnB começa a cobrar passaporte da vacina para acesso à universidade

Cartão de vacina impresso ou digital terá de ser apresentado com documento de identidade

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Cobrança de passaporte da vacina para acesso a todas os departamentos da UnB já está em vigor - Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O acesso a todas as dependências da Universidade de Brasília (UnB), com a exigência de apresentação do comprovante de vacinação completa contra a covid-19, começa a valer nesta sexta-feira (11). 

A medida havia sido aprovada no último dia 27 de janeiro, por decisão do Conselho de Administração (CAD), e agora entrou finalmente em vigor. Até então, vigorava a exigência do comprovante para acesso ao Restaurante Universitário (RU) e à Bilioteca Central. Agora, o acesso para a qualquer unidade será precedido da verificação.

Podem ser apresentados tanto o cartão de vacina em papel quanto a versão digital, disponível, por exemplo, no aplicativo ConecteSUS, do governo federal. Também será preciso mostrar um documento pessoal com foto. Em casos em que a vacina tenha sido contraindicada, o acesso só será permitido mediante apresentação de um laudo médico correspondente.  

A UnB considera vacinação completa quem tomou todas as doses de vacina disponíveis para a sua faixa etária no Distrito Federal, incluindo a dose de reforço. 

"O passaporte vacinal é um estímulo para que todos mundo se vacine e possa enfrentar essa variante altamente infecciosa de uma forma muito melhor para que a gente tenha a doença e depois se recupere rapidamente", afirmou a professora Anamelia Bocca, do Instituto de Ciências Biológicas da universidade, em declaração à UnBTV.

Cartazes foram espalhados pelos campi com orientações. Porteiros e vigilantes foram treinados para fazer a verificação. A UnB estima que cerca de 95% da comunidade acadêmica da universidade já está em dia com suas doses de vacina.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino