Distrito Federal

Investigação

Fraude em programa da Secretaria de Saúde causa desvios de R$ 2,6 milhões

Operação da Polícia Civil e do Ministério Público do DF e Territórios cumpriu mandados no DF e SP

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão contra o líder do grupo criminoso - Divulgação/PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e as Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde deflagraram, na manhã desta terça-feira (8), uma operação que investiga desvio de recursos do programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), da Secretaria da Saúde do DF.

Segundo a investigação, a fraude pode ter causado prejuízo de R$ 2,6 milhões aos cofres públicos.

As investigações apontam que ocorreram pagamentos fraudulentos de ajuda de custo para TFD a pessoas não beneficiárias, que atuavam como laranjas. O grupo teria usado cadastros de pacientes falecidos e processos inativos ou arquivados.

Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão na residência de beneficiários que participaram do esquema, sendo oito no estado de São Paulo e dois no Distrito Federal. Também foi cumprido mandado de prisão temporária, com prazo de cinco dias, contra o líder do grupo, morador da região do Núcleo Bandeirante. 

Segundo os investigadores, os envolvidos poderão responder pelos crimes de peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As investigações ainda estão em curso, razão pela qual não haverá atendimento à imprensa.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino