Distrito Federal

Coluna

Taxa de transmissão em alta e vacinação contra a covid-19 em crianças no DF indefinida

Imagem de perfil do Colunistaesd
Precisamos vacinar as crianças porque a saúde delas é importante. - AFP
A vacinação de crianças entre 5 e 12 anos precisa ser realizada antes do início do ano letivo

O Ministério da Saúde diz que vai iniciar a distribuição das vacinas para crianças de 5 a 12 anos para os Estados e Municípios.

Embora a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tenha autorizado o uso do imunizante no novo público em 16 de dezembro de 2021, o governo federal, negacionista, levou quase um mês para viabilizar as primeiras doses para proteger nossas crianças.

O presidente Bolsonaro também debocha de quem quer cuidar da vida das crianças, chamando os defensores da imunização infantil de “tarados por vacinas”. 

:: Central do Brasil: campanha de vacinação de crianças começa com atraso de quase um mês ::

Jair Bolsonaro, negacionista em relação à vacina contra a covid-19 e à ciência em geral, acusou a Anvisa de ter interesses escusos na vacinação das crianças e que "a Anvisa se tornou outro poder no Brasil. A dona da verdade em tudo", ameaçando a Anvisa e seus servidores caso alguma criança apresente reação adversa à vacina. A Anvisa se posicionou desafiando-o a demonstrar os indícios de corrupção dentro do órgão ou a pedir desculpas públicas pela injúria.

A decisão de Bolsonaro atrasou a vacina, tudo está ocorrendo a passos lentos, sem colocar no debate que os índices de transmissão estão aumentando em todo o Brasil e no DF já alcançou a taxa de 2.12.

A vacinação de crianças entre 5 e 12 anos precisa ser realizada antes do início do ano letivo para evitarmos aumentar ainda mais a taxa de transmissão, as internações e mortes. Especialistas já demonstram preocupação com o colapso do sistema de saúde. 

:: Começa vacinação infantil no Distrito Federal; onze capitais já atendem crianças ::

O Distrito Federal tem aproximadamente 268 mil pessoas nessa faixa etária e as aulas se iniciam dia 14 de fevereiro.

No ritmo que o governo federal está e que o GDF aceita pacificamente, as aulas vão começar sem todo esse público ter recebido nem a 1ª dose da vacina, o que é de responsabilidade do governo federal e do GDF.

Enquanto o DF está com hospitais lotados, UTI sem vagas, falta de exames e sem definição de cronograma para a vacinação de todas as crianças, Ibaneis está apreciando suas férias.

:: Sete dúvidas sobre a vacinação infantil que você precisa tirar agora ::

Outro fator foi o fato do GDF indicar que não cobrará o cartão de vacinação das crianças nas escolas.

Essa exigência é uma conquista histórica de toda sociedade e que representa o cuidado com a vida das crianças, a eliminação de várias doenças e o aumento da expectativa de vida da população em geral. Isso demonstra o descaso do Governador Ibaneis com a vida das crianças, com o futuro da nossa sociedade e indica seu alinhamento com o negacionismo do Bolsonaro.

Vacinação das crianças já! 

A escola e a população precisam dessa segurança para o início do ano letivo!

* Gabriel Magno, é dirigente da CNTE e professor da rede pública do DF.

**Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa  a linha do editorial  do jornal Brasil de Fato - DF.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

 

Edição: Márcia Silva