Paraná

Memória

Exposição Múltiplo Leminski fica em cartaz no Museu da UEPG até dia 22

Estão expostas poesias, fotos, músicas e réplica do escritório do poeta

Curitiba (PR) |
Exposição tem curadoria de Alice Ruiz, com quem Leminski foi casado por 20 anos, e de suas filhas Aurea e Estrela Leminski - Divulgação

A exposição Múltiplo Leminski, que traz o repertório artístico e cultural do poeta paranaense Paulo Leminski, está em cartaz no Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (MCG-UEPG), até 22 de janeiro. A visitação é gratuita, de terça a sábado, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Inaugurada em agosto de 2021, a exposição já recebeu mais de 1.200 visitantes presenciais, além do público virtual. Com curadoria de Alice Ruiz, com quem Leminski foi casado por 20 anos, e de suas filhas Aurea e Estrela Leminski, Múltiplo Leminski traz poesias, fotos, músicas e até a réplica do escritório de onde saíram suas produções.

A exposição tem formato híbrido, com visitação presencial e um passeio interativo em 360º, produzido pelo fotógrafo Celso Margraf. Além disso, desdobrou-se em conversas virtuais, visitações guiadas, debates e oficinas.

Durante sua carreira, Leminski experimentou diversas linguagens artísticas, dentre elas a música. Seu legado conta com cerca de 100 canções, todas catalogadas em um livro de partituras.

Depois de Ponta Grossa, a exposição Múltiplo Leminski segue para Cascavel, 12ª cidade a receber a mostra no Brasil. A primeira foi Curitiba, terra natal do poeta, onde a exposição no Museu Oscar Niemeyer (MON) foi vista por mais de 180 mil pessoas. Paralelamente, a exposição também esteve em Lisboa, Portugal, onde permaneceu de 10 de setembro a 03 de novembro.

Edição: Lia Bianchini