Distrito Federal

Agenda Cultural

Exposições, espetáculos, feiras estão entre as atrações culturais deste final de semana

Confira a programação

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Entre as atrações deste mês para o público de várias faixas etárias e interesses, estão exposições e filmes - Foto: Paulo H. Carvalho

A partir de janeiro o Planetário de Brasília Luiz Cruls volta a funcionar com entrada gratuita, sem agendamento, de terça à domingo, das 9h às 21h.

Um ambiente propício a despertar curiosidade, conhecimento, difundir a ciência e reconectar as pessoas com o céu, o universo, enfim, o cosmo. Assim é o Planetário de Brasília, um dos pontos turísticos da capital que foi reaberto para visitação.

Entre as atrações deste mês para o público de várias faixas etárias e interesses, estão exposições, filmes e muito aprendizado. Por motivos de segurança, a tradicional colônia de férias, atividade realizada no período do recesso escolar, não ocorrerá.

Na entrada, monitores do planetário conduzem o visitante à exposição guiada que fala sobre o sistema solar. No subsolo, o visitante pode saber um pouco mais sobre a Agência Espacial Brasileira. Na parte de cima, o clima é de ficção científica, com exibição de imagens do universo cedidas pelo Consórcio Europeu de Telescópio. 

Planetário de Brasília

De terça a domingo, das 9h às 21h

Entrada gratuita

Setor de Divulgação Cultural, Via N1 - Eixo Monumental

Informações: (61) 98199-2689

Atividade formativa

Estão abertas as inscrições para o Curso de Teatro do Oprimido oferecido pela Estupenda Trupe em São Sebastião, gratuitamente.

Serão formadas três turmas com datas e dias diferentes, sempre na IFB em São Sebastião. Uma delas destinada a professores e estudantes de pedagogia (dias 08 e 09/01), outra destinada à adolescentes (dias 15 e 16/01), e a terceira aberta a toda comunidade (dias 29 e 30/01).

Com 16 anos de história e considerada por levar arte para escolas, teatros, e Unidades de menores em Brasília para promover a ressocialização, igualdade e educação por meio da arte, a Estupenda Trupe ficou consagrada pelo seu trabalho autoral de arte-educação e integração.

Para se inscrever basta enviar a turma que deseja fazer parte com seu nome, idade, telefone e comprovante de vacinação para o e-mail: [email protected]. Este é um projeto do TEAR - Troca de Experiências Artísticas e Reinserção, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF.

Curso de Teatro do Oprimido

De 08 a 30 de janeiro

Sábados e domingos, das 10h às 17h

Evento gratuito

Inscrições: [email protected]

Trilogia Cênica


Os espetáculos serão realizados no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília entre os dias 6 e 23 de janeiro / Divulgação

O CCBB Brasília recebe a Cia. Solas de Vento (SP) com a trilogia “Viagens Extraordinárias” pela primeira vez na capital até o dia 23 de janeiro.

Serão apresentados três espetáculos, “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, “Viagem ao Centro da Terra” e “20.000 Léguas Submarinas”, que vão provocar o imaginário com histórias criadas pelo reconhecido escritor francês Júlio Verne (1828-1905).

Os espetáculos, que acumulam importantes prêmios, serão realizados no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília entre os dias 6 e 23 de janeiro, sendo um por final de semana. As apresentações acontecem de quinta a domingo, sempre às 16h, com sessões extras aos sábados e domingos, às 11h.

Em “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, as descobertas se dão atravessando a Europa, o Egito, a Índia, a China, o Japão e os Estados Unidos. No melhor do espírito aventureiro, desafiam obstáculos ao longo de uma jornada intraterrestre em “Viagem ao Centro da Terra”. E como tripulantes de um misterioso veículo subaquático, elenco e plateia desvendam mistérios do fundo do mar em “20.000 Léguas Submarinas”.

Viagens Extraordinárias

Até 23 de janeiro

Sábados e domingos às 11h

Ingressos: A partir de R$ 15,00

SCES, Trecho 2, Asa Sul - CCBB Brasília

Imersão Artística


First Body - Workshop de criação é uma oficina de 10 dias de imersão onde os participantes dormem, comem e trabalham no local / Foto: Claraboia Filmes

Neste mês acontece o projeto "O First Body Programme" criado por Diego Borges, promovendo duas ações formativas internacionais e imersivas em Brasília.

O First Body - Workshop de criação é uma oficina de 10 dias de imersão onde os participantes dormem, comem e trabalham no local. O projeto é antigo e já esteve em sete países de três continentes: Moçambique, Alemanha, Portugal, Lituânia, Colômbia, EUA e em várias cidades do Brasil.

Com base em pesquisas realizadas no Brasil e na Europa nos últimos dez anos, o First Body - é um convite a pensar com todo o corpo. Um workshop que oferece aos participantes exercícios para desencadear experiências criativas em diferentes disciplinas (teatro, performance, dança, literatura, artes visuais).

O idealizador do projeto, Diego Borges, é doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. É  também mestre e bacharel em Artes Cênicas pela UnB, onde atua como professor substituto.

First Body Programme

De 07 a 21 de janeiro

Inscrições: [email protected]

SMPW 08, Conjunto 02, AE Granja do Ipê, Park Way - Unipaz DF

Informações: (11) 91017-6611

Cultura da capoeira


Evento acontece a partir das 18 horas / Divulgação

Neste sábado, dia 08, tem a primeira live do ano do Quilombola da Liberdade - 2ª Edição on-line.

Transmitido ao vivo diretamente da Casa de Cultura Mestre Cobra, no Riacho Fundo, o evento receberá Voz da Mente e Stein Anistia, com muita capoeira Grito de Liberdade, a partir das 18h pelo Youtube.

Criada em 21 de fevereiro de 2005 por Roberto de Oliveira França, Mestre Cobra, e por seus alunos graduados, a Casa de Cultura Mestre Cobra, fomenta a cidadania, inibe e media conflitos, erradica situações de risco, viabiliza, portanto, a socialização e a ressocialização dos indivíduos.

Voz da Mente é uma banda de reggae brasiliense com Rondi Saraiva no vocal. Stein Anistia é rapper desde 1996, além de empresário, compositor, roteirista, agente cultural da cidade. 

Quilombola da Liberdade - 2ª Edição

Dia 08 de janeiro

Sábado às 18h

Evento on-line e gratuito

Transmissão pelo Youtube do Mestre Cobra

Egito nas telonas


Filme ​​Mawlana em exibição na Mostra / Divulgação

O Cine Brasília reabre com a segunda edição da Mostra de Cinema Egípcio, que acontece até domingo, dia 09.

Fechado desde março de 2020 por conta da pandemia da Covid-19, o Cine Brasília reabre ao público com a “Mostra de Cinema Egípcio - Cine Brasília 2ª Edição”. Os espectadores estão convidados a conferir um recorte do audiovisual feito naquele país. 

São seis longas-metragens premiados e de grande repercussão: Mawlana, Yomeddine, Fotocópia, Verde Seco, Mensagens do mar e O Elefante Azul. O público pode ainda conferir a exposição de cartazes de filmes candangos, exposta no hall do Cine Brasília.

É simbólico reabrir o Cine Brasília com uma mostra de filmes internacionais de embaixadas. Nosso espaço sempre acolheu essa programação. Faz parte da trajetória desse espaço patrimônio histórico”, destaca o secretário de Cultura em exercício, Carlos Alberto Jr.

Mostra de Cinema Egípcio - Cine Brasília 2ª Edição

Até 09 de janeiro

Programação completa

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

SHCS EQS 106/107, Asa Sul - Cine Brasília

Segue em cartaz

1ª Colônia de Férias da Alegria

De 10 a 21 de janeiro 

Inscrições via Google Forms

Vagas limitadas

Chácara 29, Via de Ligação Samambaia e Setor QNL de Taguatinga - Sítio Geranium

Cursos de Verão em Circo

Até 29 de janeiro 

De segunda à sábado

Inscrições pelo Whatsapp: (61) 99267-9281 

Mais informações

Brasília Iluminada

Até 20 de janeiro 

Programação completa

Evento gratuito

Esplanada dos Ministérios e Eixo Monumental

Meio Ponto

Toda segunda-feira, às 10h

Conteúdo on-line

Transmissão: Instagram, TikTok, YouTube e Facebook

Mais informações: (61) 99156-7979

Exposição Na Estrada

Até 30 de janeiro 

Terça a sábado, das 10h às 20h, Domingo, das 10h às 19h

Evento gratuito

CRS 508, Bloco A, Asa Sul - Espaço Cultural Renato Russo

Exposição Sinta-se

Até 29 de janeiro

De segunda à sexta-feira das 8h às 19h, e Sábados de 8h às 12h

Evento gratuito

SHCGN 708/709, Entrada 30, Subsolo, Asa Norte - Underground Coworking

Exposição Macedônia

Até 06 de fevereiro

Sexta, sábado e domingo das 9h às 17h

Evento gratuito

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República (Sala 2 do Térreo)

11ª Jornada Literária do DF

Até março

Programação completa

Evento on-line e gratuito

Transmissões pelo Youtube

*Ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino