Distrito Federal

Agenda Cultural

Final de ano e a programação cultural na cidade não para

Confira os destaques

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Mais de 500 artistas locais se apresentarão no palco do point cultural do Brasília Iluminada - Divulgação

Brasília Iluminada chega à segunda edição enfeitando a cidade para visitação gratuita a céu aberto até janeiro de 2022.

O projeto, que foi iniciado no último dia 22, conta com mais de 400 mil metros quadrados de área decorada com temas natalinos, e se estende do Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios, até a Igreja Rainha da Paz, no Eixo Monumental. 

Serão 30 dias de arte, magia e luz para o brasiliense celebrar as festas de fim de ano em um evento gratuito, contemplativo, com programação cultural e ações sociais. Está confirmada a participação de 60 artesãos em rodízio a cada sete dias no Espaço Artesanato.

Mais de 500 artistas locais se apresentarão no palco do point cultural do Brasília Iluminada, o Céu de Brasília Cultural. O espaço terá montagem de tablados para o público assistir aos shows. Eles serão demarcados assegurando o distanciamento e a segurança dos visitantes.

Brasília Iluminada

Até 20 de janeiro de 2022

Programação completa

Evento gratuito

Esplanada dos Ministérios e Eixo Monumental

Para a criançada


Em janeiro de 2022 acontece a 1ª Colônia de Férias da Alegria / Divulgação

Estão abertas as inscrições para a 1ª Colônia de Férias da Alegria que vai acontecer em janeiro de 2022 no Sítio Geranium.

Serão duas semanas de muita diversão na natureza, dos dias 10 a 14 e também 17 a 21 de janeiro de 2022, das 13h30 até às 18h lá no Sítio Geranium, que fica no Núcleo Rural entre Samambaia e Taguatinga, com muita área verde, piscina, campo de futebol, trilhas e oficinas sustentáveis. 

O Sítio Geranium é um centro de referência em Educação Socioambiental e produção de alimentos orgânicos. Também oferece espaço para realização de cursos e eventos. O Sítio funciona como um ambiente vivo para trocas, aplicação, ensino e pesquisa de conhecimentos e técnicas que possibilitem o desenvolvimento de uma cultura da sustentabilidade.

Para fazer a inscrição basta preencher o formulário disponível e aguardar o contato da equipe da Alegria, que trouxe pro DF uma nova forma de olhar para a educação, extrapolando os muros da escola e ocupando outros espaços não-formais de ensino com muito afeto e brincadeira.

1ª Colônia de Férias da Alegria

Em janeiro de 2022

Inscrições via Google Forms

Vagas limitadas

Chácara 29, Via de Ligação Samambaia e Setor QNL de Taguatinga - Sítio Geranium

Dança no ar


Espetáculo disponível por tempo indeterminado / Foto: Thaís Mallon

Em cartaz no Youtube o videodança "Asa Leve que Rasga o Vento" com Tauana Parreiras, parte do projeto Tensões do existir: diálogos e dança.

Com Luciana Lara, como dramaturgista, e dirigido pela própria Tauana, o trabalho parte de questionamentos da dançarina: como encontrar nosso centro, como lidar com as diversas tensões internas e encarar nossos conflitos? 

Entre a dor e o prazer de aceitar a própria condição e ser quem se é, há uma espécie de plenitude e equilíbrio. A sucessão de imagens, paisagens internas e externas criadas para o vídeo visitam as sensações e reverberações do inconsciente disparadas ao processar os desdobramentos dessas reflexões.

Quem assiste o videodança é testemunha de uma viagem emocional e convidado a engajar em uma perspectiva sensória com o simples e com o ritmo da sucessão de imagens e pequenos movimentos. O projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Asa Leve que Rasga o Vento

Disponível por tempo indeterminado

Evento online e gratuito

Youtube Diálogos e dança

Mais informações

Aulas de circo


Cursos de Verão em Circo até 29 de janeiro de 2022 / Divulgação

O Espaço Cultural Pé Direito realiza até janeiro Cursos de Verão presencialmente para quem quer trabalhar Trapézio, Flexibilidade, Lira Acrobática e Acrobacias.

As artistas circenses Thais Fernandes, Carol Lima e Lucas Lírio ministrarão as oficinas de segunda a sábado, na Vila Telebrasília, como uma opção de manter o corpo ativo mesmo durante o período de férias.

O Espaço Pé Direito é um centro cultural localizado na Vila Telebrasília, composto por dois espaços multiuso, o teatro PÉ DiReitO e o PlanoB. E tem por objetivo oferecer ao grande público aulas e apresentações de circo, teatro, dança, música e outras atividades artísticas.

As atividades formativas são idealizadas pelo grupo Tecido Acrobático BSB, que oferece aulas presenciais de acrobacias aéreas em Brasília e aulas Online de Circo Funcional, Flexibilidade e Fortalecimento para todo o Brasil.

Cursos de Verão em Circo

Até 29 de janeiro de 2022

De segunda à sábado

Inscrições pelo Whatsapp: (61) 99267-9281 

Mais informações

Segue em cartaz

Meio Ponto

Toda segunda-feira, às 10h

Conteúdo on-line

Transmissão: Instagram, TikTok, YouTube e Facebook

Mais informações: (61) 99156-7979

Exposição Na Estrada

Até 30 de janeiro de 2022

Terça a sábado, das 10h às 20h, Domingo, das 10h às 19h

Evento gratuito

CRS 508, Bloco A, Asa Sul - Espaço Cultural Renato Russo

Exposição Sinta-se

Até janeiro de 2022

De segunda à sexta-feira das 8h às 19h, e Sábados de 8h às 12h

Evento gratuito

SHCGN 708/709, Entrada 30, Subsolo, Asa Norte - Underground Coworking

Exposição Macedônia

Até 06 de fevereiro de 2022

Sexta, sábado e domingo das 9h às 17h

Evento gratuito

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República (Sala 2 do Térreo)

11ª Jornada Literária do DF

De outubro de 2021 a março de 2022

Programação completa

Evento on-line e gratuito

Transmissões pelo Youtube

Feira no Setor

Todo domingo

Das 9h às 17h

Entrada franca

SCS - Galeria dos Estados

*Ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino