Paraná

Música

Sofar Curitiba: Evento que promove shows secretos retorna neste domingo de forma híbrida

Para participar, é preciso confirmar presença no evento 48h antes.

Curitiba |
A temática da primeira edição pós-pandemia traz uma arte de Diego Perin com uma criatura híbrida usando máscara e sua guitarra nos braços indo tocar no show - Arte: Diego Perin

Depois de quase dois anos sem eventos presenciais, o Sofar Curitiba volta a ser realizado neste domingo, dia 19 de dezembro  em um lugar secreto da cidade, mas também na sua casa.  Esta edição, batizada de “O Retorno do Híbrido”, será transmitida ao vivo pelo YouTube. Os Shows, como sempre, de música autoral, e os artistas revelados apenas na hora do evento. Manter o Line-up secreto é uma das bases filosóficas do projeto Sofar Sounds. O público vai ao evento sem saber quem vai tocar..

A curadoria é de Aline Valente, produtora e coordenadora do Sofar Sounds em Curitiba há 8 anos e foi a responsável em trazer aos palcos do evento novos artistas e hoje já conhecido pelo público, como  a Banda  Tuyo, na primeira vez ainda como Simonami; Mulamba, com banda recém formada;  Janine Mathias e Jesus Lumma em uma de suas primeiras apresentações. 

Entre esses, a descoberta mais inesperada foi escolhida através de um único vídeo caseiro. Uma mulher preta com uma voz e atitude poderosa cantando e tocando seu violão. E assim um pequeno público teve a experiência de participar de um show arrebatador de Bia Ferreira.  O registro deste show foi publicado no canal Sofar Latin America no You Tube. O vídeo da Música “Cota não é Esmola” viralizou e atingiu milhões de visualizações nos primeiros meses, assumindo o primeiro lugar entre os mais populares do canal. Atualmente tem mais de 12 milhões de visualizações.

Sobre o evento de 2021, a curadora Aline Valente acredita que é momento de celebrar e acolher todos os públicos. "Faremos ainda em formato híbrido, pois assim é uma maneira de acolher todos os que amam o Sofar e que optam por não estarem presencialmente. Preparamos uma programação com performances musicais muito especial, com artistas incríveis que também darão entrevistas ao vivo, após suas apresentações," explica.

 


Edições passadas lançaram novos artistas que hoje são queridos do público; o evento não divulga quem tocará na noite secreta / EveRamos

 

O que é o Sofar?

Sofar – abreviatura de Songs From a Room – é uma comunidade de música independente que nasceu em Londres, Inglaterra e organiza shows secretos em lugares inusitados, tendo como objetivo ressignificar a experiência em música ao vivo, propondo uma performance intimista e única.

Cada edição do Sofar reúne de três a cinco bandas ou artistas independentes, e o público só fica sabendo quem são as atrações na hora do show. O local só é divulgado 48 horas antes do evento, mas uma coisa é certa: como o Sofar Sounds preza por intimidade e a informalidade de espaços pequenos e cheios de estilo, os shows normalmente acontecem em ambientes como residências, ateliês e galerias, se opondo totalmente à impessoalidade das grandes casas de shows. O propósito disso é fazer com que o público sinta-se como se estivesse assistindo a um show na casa de um amigo.

Hoje considerada a maior comunidade de música independente do mundo, o Sofar Sounds está presente em mais de 400 cidades ao redor do mundo com eventos diários.O projeto valoriza a cena independente local, sempre trazendo trabalhos originais e autênticos.

 


 

SERVIÇO

 

Quando: 19 de dezembro  (domingo)

Local: Secreto (revelado a quem confirmar presença 48h antes do evento)

Transmissão AO VIVO pelo YouTube: www.youtube.com/sofarcuritiba

Horário: a partir das 17h30

Classificação Etária: Livre 

Produção e realização: Sofar Curitiba e Cactus Raius Produções

 

 

 

 

 

 

 

:: Instagram @sofarcuritiba

:: Youtube /sofarcuritiba

:: Site Oficial -  www.sofarsounds.com/curitiba


 

Edição: Ana Carolina Caldas