Distrito Federal

Festejo

Praça dos Orixás recebe a Festa das Yabás com show de Teresa Lopes

O evento, com uma programação diversificada e gratuita, acontece no sábado (18) a partir das 8h.

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
A Festa das Yabás visa, além de homenagear as entidades femininas e enaltecer a importância da mulher, movimentar o cenário das tradições ancestrais. - Foto: Webert da Cruz

A Festa das Yabás, festejo anual que homenageia o feminino nas culturas tradicionais de terreiro, acontece no sábado (18) a partir das 8h, na Praça dos Orixás. Com uma programação diversificada, da roda de samba, capoeira e feira de artesanato afro, a celebração conta também com a apresentação da cantora Teresa Lopes.

Nesta edição, o evento homenageia seis orixás femininos — Iansã, a deusa dos raios, das chuvas e das tempestades; Oxum, a dona das águas doces; Nanã, senhora das águas paradas e do barro; Ewá, guerreira e valente caçadora das matas; Obá, representante das águas revoltas dos rios e Iemanjá, rainha dos mares.

A Festa das Yabás visa, além de homenagear as entidades femininas e enaltecer a importância da mulher, movimentar o cenário das tradições ancestrais, apresentando saberes e fazeres da diáspora africana.

O evento, aberto ao público gratuitamente, terá apresentação da Orquestra Alada Trovão da Mata, Bando Matilha; Roda de Samba, Rodas das Nações Ketu, Jeje, Nagô, Angola, Umbanda e Tereco, além de oferendas para preservação ambiental, feira gastronômica, feira de artesanato afro e o Espaço Erê com oficinas culturais infantis.

O festejo também faz parte do calendário anual de ocupação da Praça dos Orixás. Há razões relativas à simbologia ancestral, mas também de cunho político-social para que a festa aconteça naquele local. A praça é um ponto cultural que, ainda hoje, sofre com atos depredatórios de racismo e de discriminação religiosa. Daí, a importância de promovê-lo, bem como de trabalhar em sua preservação e restauração

Confira a programação:

Palco:

 8h - Roda Jeje;

 8h30 - Roda Nagô;

 9h - Roda Ketu;

 9h30 - Roda Umbanda;

 10h - Roda Angola;

 11h - Cortejo das Yabás;

 13h - Roda com Samba da Comunidade;

 14h30 - Roda de Capoeira;

 16h30 - Roda de Samba com Teresa Lopes;

 18h - Dança do Fogo com Bando Matilha;

 18h30 - Orquestra Alada Trovão da Mata.

Feiras:

 8h às 19h - Feira de Artesanato Afro;

 A partir das 12h - Feira Gastronômica.

Espaço Erê:

 10h - Oficina Curumim;

 11h - Oficina Bê-a-Bá do Berimbau;

 16h30 - Oficina Casa de Fita.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva