Distrito Federal

Coluna

PARTE 1 | Se Bolsonaro continuar, o Brasil vai apagar!

Imagem de perfil do Colunistaesd
Não há dúvidas que se Bolsonaro continuar, a vida do povo irá piorar cada vez mais, inclusive no que diz respeito à soberania das nossas bases energéticas. - Divulgação
Não dá mais para negar, energia é um tema estratégico à soberania do nosso país.

Sabemos que tratar da questão energética não é simples. Primeiro, porque esse não é um tema fácil de lidar e segundo, ele atravessa vários temas nacionais e internacionais e por fim, é um tema bastante técnico e dominado, em sua maioria, por homens, o que dificulta muitas vezes a transferência desse conhecimento e a participação do povo acontece somente na hora de pagar a conta.

A dificuldade é percebida até mesmo na esquerda, talvez por não se perceber a relevância do tema, ou não se sentirem aptos e por dentro do assunto, renegam. Porém essa resistência vem mudando e isso é reflexo do acirramento da conjuntura no setor e das privatizações, implicando na precarização dos serviços e na alta dos preços das mercadorias de base energética: energia, gás de cozinha e gasolina.

Não dá mais para negar, energia é um tema estratégico à soberania do nosso país, os empresários já sabem disso, tanto é que a direita e extrema direita estão na corrida para privatizar tudo o mais breve possível. 

E a esquerda?!

Tem colocado o assunto nas rodas, debates e na defesa da política nacional?

 - Tarefa para ontem!

O assunto é grave e caro, e não somente no sentido econômico da palavra, tendendo a pesar mais ainda no bolso no próximo período, mas caríssimo, no sentido da importância do tema porque está direta e indiretamente relacionado com vida, trabalho e nossa saúde, ou seja, interfere no desenvolvimento da cidade e do campo. 

Sem energia, ou com ela, a preços cada vez mais elevados, a produção no campo e cidade aumenta, extrapolando os preços para quem produz (camponeses e pequenas/médias indústrias) e para quem consome.

A qualidade de vida piora, interfere na saúde, como acompanhamos bem durante o decorrer da pandemia e os vários apagões.

A privatização de setores básicos, como saneamento, refino de petróleo e distribuição de água e energia comandados por governos liberais e fascistas (federal e estaduais) pode ser como um deus do antigo testamento: Um grande castigador! 

Aquele que dá e tira, de acordo com os seus interesses ou de seus apoiadores.

Sabemos que para a esquerda, o debate eleitoral não é o fim, ou não deveria ser, mas a próxima corrida eleitoral, pode ser crucial para barrar esse processo fraudulento em curso com as privatizações.

No MAB, alguns companheiros dizem que “não é difícil entender a questão energética, o difícil é acreditar”, tamanho o grau da perversidade em que o tema está envolvido. Deste modo, convido o leitor a acompanhar a próxima parte do texto a qual refletimos sobre as 10 constatações acerca da questão energética, que nos permite compreender o tamanho do desafio que temos á frente.

* Adriana Dantas é educadora popular, militante do MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens, atualmente contribui no Distrito Federal.

**Este é um artigo de opinião. A visão da autora não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato DF.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva