Distrito Federal

Arte e economia

Festival Palco em Cena estreia nesta segunda (13) com oficinas gratuitas e atrações musicais

O evento online acontece de 13 a 19 e conta com atividades em diversas áreas da economia criativa.

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
As apresentações musicais acontecem nos dias 18 e 19, e reúne nomes como Realleza, Sandrão RZO, Nãnan Matos, Jah Live, Batidão Sonoro, DJ Janna e BellaDonna. - Foto: Thaís Mallon

Aberto à população do Distrito Federal, o festival Palco em Cena promove entre os dias 13 e 19 deste mês mais uma edição do evento. Na modalidade online, além das atrações musicais, o festival vai proporcionar a realização de várias oficinas, como produção de eventos, de graffiti e montagem de portfólio.

Ao todo, são 11 atividades gratuitas em diversas áreas da economia criativa. As inscrições para participar das oficinas podem ser realizadas até o dia do curso. Não há limite para a participação nas oficinas, ou seja, cada pessoa pode fazer quantas atividades quiser. Haverá a emissão de certificado para todas as oficinas de formação.

Na programação, a comunidade conta ainda com oficinas e bate-papos, que buscam oferecer alternativas para o desenvolvimento da economia criativa nas periferias do DF. Além disso, estimulam a sustentabilidade dos territórios por meio das trocas de conhecimento, promoção da equidade racial, eficiência econômica junto aos agentes culturais e fomento ao turismo cultural de base comunitária.

As apresentações musicais acontecem nos dias 18 e 19, reunindo nomes como Sandrão RZO, Nãnan Matos, Realleza, Jah Live, Batidão Sonoro, DJ Janna, BellaDonna e Forró Red Light. As atrações e aulas serão transmitidas pelo canal oficial do festival Palco em Cena no YouTube.

A produtora cultural e uma das idealizadoras do Palco em Cena, Marcela Coelho, diz que a importância do projeto está em conectar e fortalecer a rede cultural de base comunitária dos territórios periféricos do DF.

Para ela "as ações promovidas podem apontar para a inclusão econômica da população local e do território, além de apresentar contribuições para o conjunto da sociedade. Além disso, o projeto abre um espaço na internet para a criação de rede de artistas, criadores, parceiros e comunidade periférica do DF, estimulando o interesse do público em conhecer novos trabalhos e artistas", aponta a produtora.

A realização do festival e feita pela Palco Comparsaria Primeira de Talentos e conta com o apoio da Secretaria de Turismo, Administração e Conselho Regional de Cultura do Varjão, Rádio Cultura,  da Central 61 de Produções e do Batidão Sonoro.

Confira a programação completa:

OFICINAS:

13/12 (segunda-feira)
18h30 - Oficina: Como comercializar seus produtos através das redes sociais, com Juliana Castro (@missindieporai)
20h - Oficina de Formalização do MEI para profissionais da Economia Criativa, com Sara Loiola (@saraloiola4)

14/12 (terça-feira)
18h30 - Oficina de Montagem de Portfólio e Cadastur, com Adriana Gomes (@caliandradrica)
20h - Oficina de Turismo nas Periferias do DF, Aline Karina (@karinaaline)

15/12 (quarta-feira)
18h30 - Oficina de Produção de Eventos, com Jeny Choe (@insta_jeny), Lei Di Dai (@leididai.rainha) e Sara Loiola (@saraloiola4)
20h - Oficina de Teatro, com Cristiane Sobral (@cristianesobralartista)

16/12 (quinta-feira)
18h30 - Oficina de Graffiti, com Guga Baygon (@gugabaygon)
20h - Oficina de Breaking, com Fabiana Balduína (@fabgirl_bsbgirls)

17/12 (sexta-feira)
18h30 - Bate papo sobre Capoeira, com Mestra Janja, do Instituto Nzinga (@janja_araujo), Lelo Ventura (@leloventura10) e Mestre Piter
19h30 - Oficina de MC, com MC Hadda (@haddamc)
20h30 - Oficina de DJ e Discotecagem com DJ Chokolaty (@djchocolaty)

SHOWS:

18/12 (sábado)
17h - Abertura com MC Hadda (@haddamc)
17h15 - DJ Janna (@dj.janna)
17h45 - Belladonna (@belladonna_official)
18h30 - Batidão Sonoro (@batidaosonoro)
19h15 - Realleza (@_realleza) e Dj Ketlen
20h - Sandrão RZO (@sandraorzo) 

19/12 (domingo)
17h - Abertura com MC Hadda (@haddamc)
17h15 - Batidão Sonoro (@batidaosonoro)
17h45 - Forró Red Light (@forroredlight)
18h30 - Nãnan Matos (@nanan_br)
19h15 - Jah Live (@jahliveoficial)

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva