Distrito Federal

Tradição

No domingo, 12, tem Festejo de Morte do Boi de Itapoã

Projeto resgata tradições nordestinas e promove ações sociais na região.

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
A brincadeira foi reconhecida pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2011, sendo considerada um 'Complexo Cultural'. - Foto: Reprodução Encanto de Itapoã.

Do Maranhão ao Itapoã, o bumba meu boi é a estrela maior do festejo que celebra a cultura tradicional nordestina nas terras do cerrado.

No domingo (12), a Associação Cultural Encanto de Itapoã e Paranoá (ACEIP) realiza o Festejo de Morte do Boi. A brincadeira presente há 15 anos na cidade é comandada pela mestra da cultura popular Eliana Costa. Ela conta que o ritual de despedida do Boi acontece todo mês de dezembro, e é durante as festas de São João que o bumba meu boi nasce.

Com nascimento, batizado e morte, o festejo surgiu do desejo da população local em resgatar e vivenciar a cultura nordestina. A mestra, nascida no maranhão, explica que após constatação de um alto índice de analfabetismo na região, o projeto Encanto de Itapoã nasce, primeiro, com o intuito de alfabetizar jovens e adultos.

No caminho, os alfabetizandos e a população em geral, muitos de origem nordestina, manifestaram a vontade de reatar os laços com as tradições de nascença. A partir daí, o Encanto de Itapoã, junto aos moradores, passa a unir “a cultura, economia solidária e o bem-viver da comunidade local”.

O bumba meu boi é uma das principais manifestações culturais do Maranhão e recebe destaque pela diversidade dos sotaques durante os festejos de São João. A brincadeira foi reconhecida pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2011, sendo considerada um 'Complexo Cultural', por agregar diversos bens associados em uma única manifestação.

O evento acontece, a partir das 14h, na Quadra 3 Conjunto C, no Itapoã. A programação traz diversidade de outras expressões culturais, como a apresentação da Cia Mamulengo Gratidão, o espetáculo A Peleja do Vaqueiro Benedito Contra o Capitão João Redondo e A Cobra Madalena, Dança Brasileira de Casa Bumba Meu Boi Encanto de Itapoã, Ato de Representação da Morte do Boi, Grupo Carimbó Vale do Amanhecer e o Tambor de Crioula Casa da Lua Nova. Além disso, a Associação vai receber doação de brinquedos.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino