Distrito Federal

Espetáculo

Festival 1/4 de Cena começa nesta quarta, 8, e apresenta “criações de confinamentos”

Com acesso gratuito, o evento online acontece até o dia 15 de dezembro.

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
A mostra online, com transmissão via plataforma Youtube do festival, vai promover ainda conversas ao vivo com os artistas participantes após a apresentação. - Foto: Humberto Araújo

O Festival 1/4 de Cena chega a sua terceira edição, e entre os dias 8 e 15 de dezembro apresenta ao público 12 espetáculos. O evento de Cenas Curtas está dedicado a promover o trabalho de artistas independentes, grupos, Cias e coletivos do Distrito Federal.

Com o subtítulo “Criações de confinamentos”, o projeto traz criações de 2020 e 2021, período de pandemia e isolamento coletivo.  A curadoria selecionou cenas curtas, de, no mínimo, cinco minutos e, no máximo, 15 minutos.

A mostra online, com transmissão via plataforma Youtube do festival, vai promover ainda conversas ao vivo com os artistas participantes após a apresentação. Todas as ações serão de acesso gratuito.

A artista Maria Tavares, umas das selecionadas para o Festival, apresenta o espetáculo C tá aí?. Para ela, o projeto um 1/4 de cena é uma ótima oportunidade para que artistas locais possam expor seus trabalhos.

“As múltiplas linguagens e o agregar de novos e consolidados artistas nos possibilita uma maior aproximação da cadeia cultural e a partir disso passamos a nos re-conhecer e contemplar os trabalhos uns dos outros. A proposta de serem cenas curtas também enriquece devido a quantidade de apresentações e a diversidade das obras artísticas”, aponta a artista.

Tavares destaca que a cultura vive um momento de intensa resistência. “Somos um dos setores mais prejudicados com a pandemia que assolou o mundo e infelizmente nosso país ainda teve esse "plus" do desgoverno que traz em seu viés o apagamento cultural. Estamos resistindo, re-existindo, descobrindo novas formas de colocar em prática nossos fazeres”.

Ela apresenta um monólogo que nasceu “de uma sensação de estar fora de mim. Como se os pedaços meus tivessem ido passear e nunca mais tivessem voltado. Solidão, abandono, isolamento, frustrações, desgoverno, tragédias”, relata a criadora e intérprete da cena.

A artista conta ainda que o monólogo é um chamado “pelas outras partes de mim que me trazem força pra seguir acreditando em meio a toda loucura que tem sido existir nesses tempos sombrios”.

O festival também convida artistas produtores de festivais nacionais da modalidade Cenas Curtas, como Chico Pelúcio, do Cine Horto/MG, Fábio Fortes, do Niterói em Cena e Dyego Monnzaho, do Breves Cenas/AM.

Nascido em 2015, o festival foi idealizado, captado e coordenado pela atriz e produtora cultural Janaína Mello, radicada em Brasília há 11 anos. A terceira edição será realizada com recursos do prêmio Gran Circular - Aldir Blanc/DF 2020. Para a quarta edição, o projeto pretende abrir chamamento para artistas nacionais e, num futuro breve, para artistas internacionais.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino