Distrito Federal

Festa Popular

Secretário de Cultura demonstra confiança na realização do Carnaval em 2022

Bartolomeu Rodrigues participou de audiência na Câmara Legislativa

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Em 2020, foram mais de 1,2 milhão de foliões nas ruas no DF.  - Antônio Cruz/Agência Brasil

O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues, sinalizou positivamente para a possibilidade de realizar o carnaval no próximo ano no Distrito Federal. A declaração foi dada nesta quinta-feira (18), durante uma comissão geral realizada por deputados integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval da Câmara Legislativa.

“Não temos bola de cristal para saber como estaremos em fevereiro de 2022, mas há um esforço grande do governo e estamos avançando na vacinação, o que nos deixa confiantes de que estaremos numa situação confortável até lá; talvez, até antes, no Réveillon”, disse o secretário.

A realização da folia no ano que vem é um dos cenários considerados pela pasta, que também avalia a impossibilidade de realizar o evento, a depender da situação de controle da pandemia na capital do país.

Para dar um fôlego à cadeia produtiva do carnaval, o secretário de Cultura anunciou o aporte de R$ 5,4 milhões para as escolas de samba e os blocos tradicionais, e disse estar em discussão ações de apoio e fomento aos blocos de rua. 

A pandemia impediu a realização do carnaval este ano. O carnaval no DF vinha em plena ascensão ao longo dos últimos anos. Em 2020, foram mais de 1,2 milhão de foliões nas ruas. 

Para o deputado Fábio Felix (PSOL), a viabilização do carnaval depende de uma aceleração da vacinação no DF. “Vacina, vacina e vacina. Essa comissão está comprometida com o carnaval, mas também com a vida das pessoas”, afirmou.

O distrital defendeu o estabelecimento de um “passe sanitário” para frequentar festas, eventos e bares: “Quem não vacinou até agora só o fará com isso. Medidas duras também são necessárias para continuar caminhando para a abertura”.

Para o deputado Professor Reginaldo Veras (PDT), “há uma demanda reprimida de ir para rua, de ter contato e de pular, tudo que o Carnaval oferece”, mas o Estado precisa se organizar para evitar problemas.

Representando a Plataforma da Diversidade, Dayse Hansa destacou que o planejamento do Carnaval acontece durante o ano inteiro e cobrou ação por parte do governo: “Faltam quatro meses para o maior evento do DF, é preciso fazer campanha de vacinação. Para realizar com segurança sanitária, temos de ter previsão do ritmo da vacinação”.

O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, acompanhou as falas: “A medida mais eficaz no mundo inteiro é a vacina. Quanto mais vacinados, menos internações e mortalidade”. Segundo ele, a expectativa da pasta é chegar a 90% da população com cobertura vacinal completa até janeiro do próximo ano.

*Com informações da Agência CLDF.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino