Distrito Federal

Diversidade

Distrito Drag divulga lista de artistas selecionadas para mostra performática

Com o tema “Nossas Cores, Nosso Orgulho!”, o projeto vai garantir mentoria e cachê às performers.

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
A drag Lincorina é uma das 28 selecionadas - Foto: Júlia Bandeira

Para difundir a cultura LGBTQI+ a partir da arte transformista, o coletivo Distrito Drag, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), organiza a mostra Performática Drag.

Com o tema “Nossas Cores, Nosso Orgulho!”, o projeto selecionou 30 performers do Distrito Federal e Entorno que vão participar de três sessões de mentoria artística, entre 26 e 28 de novembro, com as drag queens Alexia Twister (SP), Lídia Brondi (DF) e a diretora e dramaturga Daniela Diniz. Após a atividade, as selecionadas vão preparar uma apresentação que será transmitida em live no canal do Youtube do coletivo Distrito Drag.

A drag queen, Andyva Divã, está entre as selecionadas e destaca que o projeto é fantástico. Para ela, é importante que a linguagem drag esteja inserida nas mostras produzidas na cidade. “Nós vivemos fenômenos de reverberação dessa arte que até pouco tempo não era entendida como linguagem” observa.


A drag queen, Andyva Divã, está entre as selecionadas e destaca que o projeto é fantástico. / Foto: Júlia Bandeira

Andyva conta que a sua personagem nasceu em 2015, nos espaços da Ocupação Dulcina, “que é essa diva que saiu da high society e decidiu ir pro submundo pra viver o que é a cultura na sua essência”, e agora vai compartilhar um espaço de arte drag com mais 29 artistas. “Estou muito feliz”.

Ela destaca que cada artista tem a sua proposta, a sua estética, a sua vivência e que vão estar todas juntas numa proposta de troca de energia e aprendizado. “É muito importante para a cidade, e é muito importante para mim quanto artista”.

Sobre o processo formativo a partir das mentorias, Andyva ressalta que a maioria das perfomers são autônomas, “ensaiamos em casa, nosso camarim é o nosso quarto. A nossa criação surge muito das nossa casas, mas nesse processo a gente vai pode ter uma visão de pessoas que tem o olhar técnico, que podem contribuir para a nossa performance”, aponta.

“Esses mentores vão conseguir me mostrar o que eu posso dar a mais, que eu ainda não coloquei pra fora. O processo formativo para nós performers independentes, maioria periférica, é importante sempre”.

Além das mentorias e da apresentação, cada artista selecionada vai recebe o cachê artístico no valor de R$ 1 mil.

Veja a lista das artistas selecionadas:

1. Andyva

2. Ayobambi

3. Baby Brasil

4. Bonnie Butch

5. Bopety

6. D’ávilla

7. Dália Del Mar

8. Débora Dip

9. Dita Maldita

10. Divã Angelina Boweer ( Angel )

11. Donna Karão

12. Esmeralda (Paco Leal)

13. Giovanna Scarpati

14. Henry C. Leicam

15. João Victor De Oliveira Perosa

16. Katrinna Jhones

17. K-Halla

18. Licorina

19. Likidah

20. Lushonda

21. Nágila Goldstar

22. Rubi Ocean

23. Samialien

24. Sereia Punk

25. Shayennie Aparecida

26. Tiffany, A Drag Cênica

27. Verônica Strass

28. Xantara Thompson

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino