Distrito Federal

Cultura popular

Mestras e Griôs do DF realizam 2º Encontro este fim de semana

Evento, que será virtual, é promovido pela Casa Moringa e terá 12 convidadas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Martinha do Coco é uma das artistas populares que participará do 2º Encontro de Mestras e Griôs do Distrito Federal - Divulgação/Casa Moringa

O coletivo de mulheres Casa Moringa realiza o 2º Encontro de Mestras e Griôs do Distrito Federal neste fim de semana, nos dia 6 e 7 de novembro. O evento, que será transmitido ao vivo pelo canal do Complexo Cultural de Samambaia no Youtube, reunirá 12 mestras convidadas para compartilharem saberes e histórias de vida.

Neste sábado (6), é dia da Grande Roda, onde as 12 mestras convidadas se reúnem para compartilhar saberes e histórias de vida. No domingo (7), a programação inclui um live musical com shows de mestras participantes e ativistas culturais da cidade. 

:: Final de semana com muitas opções culturais no DF, confira ::

O Encontro envolve mulheres guardiãs de saberes, fazeres e ofícios tradicionais dos "brasis". O projeto começou em 2018, "a partir do constante vínculo e aprendizado da coletiva Casa Moringa com mestras de tradição oral, buscando legitimar os espaços ocupados por essas mulheres".

Baseado nos pilares da pedagogia Griô, o Encontro promove o reconhecimento social, político e econômico das mestras e mestres de tradição oral. O encontro, que em sua primeira edição, foi realizado no Mercado Sul, em Taguatinga. 

Participam do encontro, como mestras convidadas: a parteira tradicional Valdeci Santana (BA); a artista popular Martinha do Coco; a artesã e educadora popular Tetê Alcândida; a yalorixá Mãe Baiana de Oyá; a costureira de gente e de bonecos Nen Rocha; a mãe de santo Mãe Cícera de Oxum; a bordadeira Santina Azevedo; a mestra de Capoeira Angola Janja Araújo (BA); a agricultora e erveira Josefa Ataídes; a sambadeira Fernanda Machado; a artista popular Dona Gracinha da Sanfona; a matriarca do Boi de Seu Teodoro, Maria Sena, e sua filha, a brincante e compositora de toadas Tamatatiua Freire.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino