Distrito Federal

Coluna

O abismo entre o que o bolsonarismo diz e a realidade

Imagem de perfil do Colunistaesd
"Em 2022 teremos eleições. Uma onda de mentiras será lançada" - Reprodução/Facebook
Sua vida piorou ou melhorou com este governo?

Uma das principais narrativas, cantada e recantada pelo Bolsonarismo durante as eleições de 2018, era a de que: “o PT quebrou o Brasil”. Essa mentira, ainda hoje, é reproduzida pelos seguidores do atual governo. Mas é importante verificar, à luz da verdade, o que de fato aconteceu.

Vejamos:

em 2014, o Brasil teve o menor índice de desemprego de sua história: 4,6%, ou seja, para cada 100 brasileiros, somente 4,6 ou 5 estavam desempregados; o Programa Bolsa Família chegava a 14 milhões de famílias; com o incremento do Brasil Sem Miséria, a educação infantil foi incorporada à obrigatoriedade do governo, com o início da construção de creches em todo o país; o país se tornou a sexta maior economia do mundo; o salário mínimo cresceu, em termos reais, 76%; os preços da gasolina, do etanol e do diesel respeitavam o cidadão; a relação dólar/real era outra; deixamos 358 bilhões de dólares em reservas cambiais; o Brasil crescia, a indústria representava cerca de 30% do PIB; foram gerados mais de 20 milhões de empregos formais; o Brasil era respeitado internacionalmente; a política de assistência social era vigorosa. 

O que acontece hoje:

o salário mínimo parou de crescer; o desemprego chega a 14 milhões de brasileiros, além dos milhões de desalentados que pararam de procurar emprego; o Bolsa Família foi encerrado e, em seu lugar vem o Auxílio Brasil que ninguém sabe como será, sabemos apenas que vai durar até dezembro de 2022 (!); o Brasil regrediu à 12ª economia do mundo; a gasolina chega a R$ 7 ou mais; o gás de cozinha à R$ 120; o Brasil volta ao mapa da fome com cerca de 20 milhões de brasileiros passando fome e metade dos brasileiros em insegurança alimentar, ou seja, não sabem ao certo se vão conseguir alimentos nos próximos dias; o Brasil virou pária mundial e o Presidente nos envergonha a cada viagem que faz; o pagamento de juros e serviços da dívida pública, consome metade do PIB; o enfrentamento da pandemia revelou um Presidente cínico, sem nenhum compromisso com a vida humana e, ainda por cima, corrupto, basta ver as informações da CPI da Covid; a carestia cresce a cada dia e a inflação já passa dos 10%! 

Então, temos que nos perguntar: até quando o nosso povo vai ficar refém das fake news, ou seja, das notícias falsas, da desinformação, produzidas por esse governo? Está na hora de prestarmos mais atenção e adotarmos uma postura crítica diante dos que dizem: será verdade ou é mentira? 

Analise o que está a sua volta: sua vida piorou ou melhorou com este governo?

O Lula governou o Brasil até 2010. Como era sua vida? A Dilma governou o Brasil de 2011 ao início de 2016, quando sofreu o impeachment. Como era sua vida? Depois veio o Temer. Em 2019 o Bolsonaro. O que aconteceu com sua vida desde 2017 e a partir de 2019? 

É preciso ficar esperto! Em 2022 teremos eleições. Uma onda de mentiras será lançada. Não se deixe enganar. De sua consciência, depende o futuro do nosso Brasil. Que ele fique livre dos desmatamentos, da violência, do ódio, e volte a ser um Brasil harmonioso em que possamos ser mais felizes! 

Depende de nós! 

Leia também: A saúde pública na UTI

*Arlete Sampaio é médica e deputada distrital.

** Este é um artigo de opinião. A visão da autora não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato - DF.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

 

Edição: Flávia Quirino