Distrito Federal

Pandemia

Flexibilização do uso de máscara começa a valer no Distrito Federal; entenda as regras

Decreto dispensa uso da proteção em ambientes abertos na capital do país

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Começa a valer decreto que dispensa uso de máscaras em locais abertos no Distrito Federal - Renato Araújo/Agência Brasília/Arquivo

Começou a valer a partir desta quarta-feira (3) o decreto que flexibiliza o uso de máscaras de proteção contra a covid-19 em locais abertos e ao ar livre do Distrito Federal. A medida foi editada na semana passada, pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

Ela mantém a obrigatoriedade da utilização de máscaras em todos os espaços públicos fechados, como transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços e nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais. 

Além do DF, o Rio de Janeiro também retirou a regra que torna obrigatório o uso de máscara em espaços abertos. Em outras regiões do país, no entanto, o item segue sendo exigido.

Em entrevista ao Brasil de Fato, o médico infectologista Julival Ribeiro, doutor em doenças tropicais pela Universidade de Brasília (UnB) e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), recomendou que a população seja prudente com a nova regra.

"Em espaços abertos públicos e ventilados, não há necessidade de se estar fazendo uso de máscara, mas desde que não haja aglomeração", alerta.

Para o especialista, o momento ideal de flexibilizar esse tipo de regra seria quando 80% a 85% da população total do DF estivesse completamente imunizada. Atualmente, esse número está em 54,81%, considerando toda a população. Já em relação à população vacinável, de 12 anos ou mais, o percentual de imunização completa atualmente é de 64,89%.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino