Distrito Federal

Fim de semana

Produções culturais femininas são destaque da agenda cultural

Festival, espetáculos, palestras e exposições estão entre as atrações protagonizadas por mulheres no DF

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Espetáculo “Melodrama de Xicaxaxim” é protagonizado pela atriz e palhaça Paula Sallas - Foto: Itayonara Rodrigues

De 23 de outubro a 27 de novembro, o grupo Nutra de Teatro fará temporada virtual do espetáculo “Melodrama de Xicaxaxim” protagonizado pela atriz e palhaça Paula Sallas.

O espetáculo, dirigido por Pepe Nuñes, mergulha na atmosfera da boemia e dos estilos musicais: choro e samba, que integram a identidade brasileira. E tem o intuito é de dialogar e refletir junto ao público sobre a arte negra, cômica e feminina no mês da consciência negra.

Além das transmissões do espetáculo que serão online, haverá entrevistas com artistas nacionais e internacionais sobre comicidade e palhaçaria. Todas as atividades serão gratuitas e acompanhadas por intérprete de Libras.

Contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura, a peça faz parte do projeto que vai atender escolas públicas do DF disponibilizando material didático para professores e promovendo mediações dos alunos para iniciação na fruição teatral.

Espetáculo Melodrama de Xicaxaxim

Até o dia 27 de novembro

Sexta à segunda, às 20h

Evento online e gratuito - Transmissões pelo Youtube

Palestra sobre cultura negra


Programação faz parte do Festival Cara e Cultura Negra 2021 / Divulgação

Hoje, dia 22, acontece a palestra Orgulho Ancestral e Maternidade Preta com Íris Cary e Maria Bezerra pelo programa de formação Cara e Cultura Negra.

Mediado pela jornalista e escritora Adriana Caitano, as convidadas trarão vivências e relatos sobre a orgulho ancestral e a maternidade negra. Íris Cary é jornalista, mãe e avó de descendência africana e Maria Bezerra é guardiã da Escola de Almas Benzedeiras de Brasília.

Cara e Cultura Negra é um dos principais eventos de valorização das raízes africanas do Brasil. Seu maior objetivo é estimular a reflexão sobre a igualdade racial e a importância da África atualmente. Neste ano, por conta da pandemia, o programa ocorrerá de forma online, com o ciclo de palestras Encontros.

Orgulho Ancestral e Maternidade Preta

Dia 22 de outubro

Evento on-line e gratuito

Mais informações no site do evento.

Mulheres em cena


Festival apresenta, de 22 a 31 de outubro, 16 produções teatrais / Crédito Naya Vital

Espetáculos teatrais de diferentes vertentes, oficinas e rodas de conversa compõem a programação da IV Edição do Festival Mulheres em Cena, com atrações do DF e de outras regiões.

Ao todo, o Festival apresenta, de 22 a 31 de outubro, 16 produções teatrais, sendo cinco espetáculos cênicos de curta duração, e promove seis turmas de quatro oficinas com temáticas distintas.

O conceito do Festival tem entre seus objetivos denunciar e combater a violência contra a mulher. Realidade da sociedade brasileira que ocupa patamares alarmantes, desafia as instituições públicas e estampa - diariamente - as manchetes do noticiário.

O Festival Mulher em Cena é realizado por meio do termo de fomento com a Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo com Instituto Arcana em parceria com Sindicato dos Bancários de Brasília e com produção da Bloco B e do Instituto Transforma.

Festival Mulher em Cena

De 22 a 31 de outubro

Programação completa: www.arcana.org.br

Evento online e gratuito

Transmissões pelo Youtube

Livro e exposição


Projeto será inaugurado neste sábado, 23 / Divulgação

Multiartista Soraia Maria Silva lança cosmolivro e exposição em live e no Jardim Botânico de Brasília, neste final de semana.

Projeto intitulado Alquimia na Dança apresentará articulações poéticas entre tecidos, imagens e movimentos da natureza na forma de obra literária e mostra. O projeto dá origem à exposição de mesmo nome que terá inauguração no dia 23 de outubro, a partir das 9h, na Sala de Exposições do Centro de Visitantes do Jardim Botânico de Brasília. No mesmo dia haverá live de lançamento do projeto às 19h pelo Youtube da autora.

Nesta nova fase, a artista aproxima ainda mais a pele/tecido/pintura ao corpo/palavra expressivos com sublimações/figurinos que vão revestir os poemas recitados no palco do Jardim Botânico de Brasília. É este cenário, em meio à natureza, que dará forma à mostra que também reforça as “ecologias artísticas” apresentadas no livro.

O cosmolivro é composto das uniões da fotografia, do vídeo-dança, da poesia. Nele constam fotos das túnicas realizadas por Soraia a partir de sublimações de obras, realizadas por ela na técnica de têmpera acrílica, e um texto poético forjado a partir das suas vivências com a arte da dança e da interação com o espaço performático das imagens propostas. O e-book está disponível na internet.

Alquimia da Dança

De 23 de outubro a 08 de novembro

Terça a domingo, das 9h às 17h

Evento gratuito (consultar valor de acesso ao Jardim)

SMDB, Conjunto 12, Lago Sul - Jardim Botânico de Brasília

Cultura nas práticas de saúde


Oficina acontece na segunda, das 18h às 20h / Foto: Impretecido

No dia 25 de outubro acontece a oficina virtual Saúde Mental e Cultura com a a psicóloga Natalha Paloma Veríssimo dentro do Curso Saberes Tradicionais.

Serão abordados alguns temas, como: o papel da cultura na saúde mental, auto-cuidado, histórico, política, atualidades sobre o tema e exemplos de outros países. Além disso, sinais importantes para buscar um profissional de saúde.

Natalha é formada pela Universidade de Brasília - UnB, e dá vida a drag queen Lady Cali, além de integrar a comunidade Mercado Sul, Casa Onija e Vivência Ballroom. A oficina é aberta para todos os públicos, e as inscrições podem ser feitas através de formulário.

Oficina Saúde Mental e Cultura

Dia 25 de outubro

Segunda das 18h às 20h

Evento online e gratuito

Transmissão pelo Youtube

Ofícios e saberes tradicionais


Seis oficinas acontecerão em formato online / Divulgação

Estão abertas até o dia 29 de outubro as inscrições para as oficinas do 2º Encontro de Mestras e Griôs do DF que começa em novembro.

Será tudo no formato online, onde nossas mestras de tradição oral irão compartilhar um pouquinho sobre seus ofícios e saberes tradicionais. Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição e aguardar o contato da Casa Moringa com links e senhas de acesso para as salas virtuais de encontro com as mestras.

Serão seis oficinas: Confecção de bolsa artesanal com Nen Rocha, Bordado para iniciantes com Dona Santina, Cuidados naturais pós-parto com Val Santana, Chás terapêuticos com Dona Josefa, Toques e cantos da Capoeira Angola com Janja Araújo e Samba de Roda com Sandra Machado.

Firmado nos pilares da Pedagogia Griô, que propõe o reconhecimento social, político e econômico dos mestres e mestras de tradição oral, o Encontro de Mestras e Griôs do DF busca legitimar os espaços ocupados por mulheres atuantes e mantenedoras de tradições culturais brasileiras.

Inscrições 2º Encontro de Mestras e Griôs do DF

Até 29 de outubro

Evento online e gratuito

Vagas limitadas

Inscrições pelo Fomulário

Segue em cartaz

Gracias a La Vida


Espetáculo será apresentado neste sábado, às 20h / Foto: Cintia Moreira

Dia 23 de outubro

Sábados às 20h

Entrada Franca (retirada do Sympla)

Teatro Newton Rossi - Ceilândia

Exposição Laços de Confrontos

Até o dia 24 de outubro

Segunda a sábado – 14h às 18h

Galeria Risoflora, Ceilândia - Praça do Cidadão

Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil

Até 31 de outubro

De terça-feira a domingo, das 9h às 21h

Entrada franca

SCES, Trecho 2 - CCBB Brasília

Exposição de Xilogravuras de Valdério Costa

Até 31 de outubro

De sexta a domingo, das 10h às 16h

Entrada franca

CRS 508, Asa Sul - Espaço Cultural Renato Russo

Feira no Setor

Todo domingo

Das 9h às 17h

Entrada franca

SCS - Galeria dos Estados

Joaquim Paiva: Cor e Vida

Até data indeterminada

Todos os dias, das 9h às 17h

Entrada franca

Setor JK, Lote D, Núcleo Bandeirante - Museu Vivo da Memória Candanga

*Ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Flávia Quirino