Distrito Federal

Educação

Sindicato dos Professores critica possibilidade de retorno 100% presencial das aulas

Governador defende retorno total após conclusão do ciclo de imunização de 70% da população.

Brasil de Fato - Brasília/DF |
Sindicato aponta que 136 escolas públicas no DF registraram casos de contaminação por covid-19. Fotos: Acácio Pinheiro/Agência Brasília - Fotos: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

“Quase que diariamente há notificação de gente infectada nas escolas”, a declaração é da diretora do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), Rosilene Correa, que tem acompanhado a crescente de casos e mortes por covid-19 na rede pública de ensino.

Recentemente, o governador Ibaneis Rocha (MDB) declarou que as aulas nas escolas da rede pública do Distrito Federal serão 100% presencial após conclusão do ciclo de imunização de 70% da população da cidade.

Para a sindicalista, a declaração do governador é “no mínimo precipitada”. Ela destaca que o DF ainda tem um quadro bastante preocupante. “Todos os dias têm gente sendo infectada e todo dia tem gente morrendo aqui no DF”.

De acordo com o Sinpro-DF, após o retorno às aulas,  no dia 5 de agosto, 136 escolas públicas da cidade registraram casos de contaminação por covid-19. A entidade registrou ainda a morte de professores pela doença.

Um mês após a volta presencial, o professor Joseli Gomes de Farias, do CED Stella dos Cherubins Guimarães Trois, em Planatina, faleceu vítima de covid-19. No início de outubro, a professora Cleudiliz da Cruz Rodrigues de Oliveira, de 47 anos, que atuava na Escola Classe 18 de Ceilândia também morreu em decorrência da doença. Ambos estavam imunizados.

“A realidade é que a vacina é indispensável, mas ela não nos dá uma segurança absoluta, ainda mais que não será 100% da população vacinada. As escolas conseguiram se organizar de tal forma que o ideal é manter as coisas como estão. Não dá pra correr o risco de jogar por terra todo esforço feito até aqui e arriscar perder mais vidas”, ressalta Correa.

Segundo a dirigente, as entidades que compõem o Comitê de Monitoramento de Retorno às Aulas Presenciais avaliam que para “dar maior segurança para todos”, a melhor medida é encerrar o ano na atual modalidade.

Em nota, o Sinpro-DF  aponta que as escolas são espaços que potencializam a transmissão, “pelo elevado número de pessoas que ali circulam e pela própria natureza da atividade, que envolve contato entre as pessoas”.

A Secretaria de Saúde do DF informou que espera atingir a marca de dois milhões de pessoas imunizadas com o ciclo de segunda dose completo até o final de outubro. A cidade possui mais de 2,5 milhões de população vacinável com 12 anos ou mais. No momento, cerca de 86%  receberam a primeira dose da vacina e apenas 58% completaram o ciclo de imunização.

Questionada sobre a possibilidade da ampliação da terceira dose aos professores da rede pública, a Secretaria respondeu apenas que segue as orientações do Ministério da Saúde.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Márcia Silva